domingo, 10 de março de 2013

Moda sustentável e consumo consciente


Você já pensou em usar produtos descartados para outra utilidade? Essa matéria escrita pela voluntária Dayse Alvares de Morais vai te inspirar.
Numa sociedade onde se consome cada vez mais é necessário repensar a forma de consumo e como se deve consumir. Foi pensando nisso que várias empresas vêm transformando produtos descartados (lixo) em verdadeiras obras de arte e/ou produtos extremamente concorridos no mercado de consumo. Isto acaba por tornar a sociedade mais sustentável, já que materiais que iriam para o lixo são reaproveitados, promovem mais empregos e não há a exploração de novos materiais da natureza para ser usado como matéria-prima.
Exemplos como usar sacos de cimentos na sua coleção de bolsas foi apresentada e bem aceita pelas usuárias da marca Cavalera. Tais bolsas com material de sacos de cimentos também surgem com a assinatura de estilistas famosos como Rogério Lima. O designer de bolsas Wagner Vidinha, formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), há 15 anos utiliza lona de caminhão para confecção de bolsas. Suas peças em estilo hippie demonstram preocupação e respeito à natureza.
Outros projetos mais sociais, embora menos famosos, também aparecem nessa lista da luta contra o grande descarte de materiais e objetos que podem ser reaproveitados. Projetos como: usar mulheres em estado de cárcere para a produção de bolsas com materiais de banners, lona de festas ou outros materiais que ficariam anos para se decompor está cada vez mais em voga no Brasil. Para estas mulheres são dados em contrapartida a diminuição de tempo em cárcere o que resulta em mais tempo com seus pimpolhos.
Esses projetos sustentáveis nos fazem repensar a respeito de uma vida onde o consumo deve ser mais consciente.
Escrito por Dayse Alvares de Morais, Ciberativista Educacional, Blogueira, Professora Universitária e Voluntária online do Instituto Voluntários em Ação.  Blog: http://uttopia21.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: