quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PONTO SOLIDÁRIO: Moda Sustentável agora no Jardins



O Ponto Solidário, uma Associação sem fins lucrativos que trabalha há dez anos com o conceito de comércio justo divulgando e comercializando produtos artesanais, muda de endereço e traz artigos exclusivos de moda sustentável para os Jardins.

Visando a valorização do artesanato brasileiro e a inclusão social, o Ponto Solidário coloca à venda quase3000 objetos e acessórios a preços acessíveis, beneficiando mais de 130 cooperativas e artesãos, além de diversas comunidades indígenas, como os Yanomami, que vivem na Amazônia, e os Mehinako e os Waurá, uma parceria única com comunidades do Alto Xingu.
        “Acredito que o grande diferencial do Ponto Solidário é o mix variado de produtos. Difícil encontrar uma loja que tenha artesanato de quase todos os estados brasileiros e mais artigos indígenas, que em geral só se vêem em lojas especializadas, além de produtos derivados de reciclagem de diversos materiais, e sempre com um padrão de qualidade e beleza.”, comenta Odile Sarue, uma das idealizadoras e coordenadoras do projeto junto com Idália de Almeida.



 Todos os produtos da loja são selecionados com olhar atento aos detalhes e a partir de materiais produzidos de forma sustentável: de cestarias e bolsas de capim dourado a luminárias de bagaço de cana ou saco de cimento.
        "O tema “moda sustentável” ganhou mais espaço entre quem, além de fazer belas peças, se preocupa com os materiais que utiliza. Produtos orgânicos, reutilização de materiais, corantes naturais são fundamentais nesse segmento. No Brasil, o movimento está avançando; as pessoas aos poucos vão percebendo que o que se veste influencia diretamente o meio ambiente, causando impactos até então desprezados.”, conta Idália.
       
Segundo a vendedora Kelly Adolpho, um acessório muito apreciado pelo público feminino é o colar de Jarina fatiada; desenvolvido pelo artesão Dácio Rodrigues da Costa, é produzido a partir da semente Jarina (marfim vegetal) obtida das comunidades de manejo Florestal do Acre, que tem um forte apelo ambiental, uma vez que sua utilização gera renda às comunidades e mantém a floresta em pé. Mais detalhes da origem dos produtos comercializados e vídeos de como eles beneficiam suas comunidades podem ser encontrados no site www.pontosolidario.org.br

A seguir, separamos sugestões de acessórios e objetos de decoração. Todo o portfólio de produtos também está disponível na loja virtual http://pontosolidario.org.br/loja/ 

Localizada no novo espaço sócio-cultural da CASA AMARELA junto ao MUSEU XINGU, a loja da Associação do PONTO SOLIDÁRIO fica na Rua José Maria Lisboa, 838 - Jardim Paulista, São Paulo (Estacionamento gratuito no local). Abre de 2a à 6a das 10h às 19h e aos sábados até às 16h. 

Contato:
pontosolidario@pontosolidario.org.br                                                                             
11 5522 4440 

Nenhum comentário: