Vestir é uma ato cotidiano, passamos a maior parte da nossa vida vestidos.
Você já parou para pensar de onde vem as roupas que usamos? E nos impactos que elas causam para o meio ambiente e a sociedade?
Foi pensando nisso que o Ecotece criou o termo Vestir Consciente.
“Na camiseta que se veste é possível praticar o poder como consumidor ao buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal, o bem-estar social e a preservação do planeta. ”
Vestir Consciente, Moda Sustentável, Moda Ecológica, Moda Ética, Ecofashion, são diversos termos empregados quando nos referimos a uma cadeia de moda ética e limpa.
Falamos em cadeia, pois olhar todo o ciclo de vida de um produto é o caminho para se alcançar a sustentabilidade; é importante saber que o foco apenas no material não alcança a sustentabilidade no vestir.
Não basta um produto ser feito de material orgânico ou reciclado, é necessário cuidar do restante dos processos que englobam sua manufatura. Para analisar o perfil sustentável de um produto é preciso analisar os impactos do processo como um todo.
Sustentabilidade não é apenas minimizar os impactos negativos, mas também maximizar os impactos positivos, permitindo que pessoas, comunidades e sistemas econômicos prosperem.
Produtos + sustentáveis
- utilizam materiais ecológicos (orgânicos, reciclados, reaproveitados)
- minimizam impactos ambientais
- utilizam mão de obra de projetos sociais ou são confeccionados por empresas que valorizam seus funcionários pagando salários justos e seguindo as leis trabalhistas
- Produzidos localmente
- aplicam o comércio ético e solidário (comércio justo).
Fonte: http://ecotece.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário