quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Comunidade da Praia do Campeche resgata a FEIRA DO CACARECO


No dia 02 de setembro, a partir das 9h, na Rua da Capela (em frente à Igreja São Sebastião), na Praia do Campeche, será realizada a Feira do Cacareco. Além do troca-troca de cacarecos (objetos), que é o objetivo principal do evento, haverá também apresentações de bandas musicais, grupo de dança, teatro, exposição de artesanatos, boi de mamão e brincadeiras infantis.
 “A Feira do Cacareco vem resgatar uma das mais antigas formas de comercialização sem dinheiro, ou seja, a troca de mercadorias*. Para participar basta levar objetos que você não queira mais e tentar trocar por outro, em comum acordo. É simples assim”, explica Gabriela Souza de Oliveira, da comissão organizadora e a idealizadora desta edição da feira.
 Segundo Gabriela, cada pessoa deve trazer uma canga ou pano para expor seus cacarecos e procurar alguém da organização que irá lhe acomodar no espaço reservado para todos, democraticamente.
 “Serão 30 espaços para serem revezados durante a feira, das 9h ás 18h. Os objetos maiores, tipo móveis, devem ser fotografados e levados para serem expostos e trocados”, explica Gabriela.
 Programação artística/cultural
 09h – Dança Circular Sagrada do Espaço Móbilis;
11h – Coral Gira Coro do Grupo Toca Ponto de Cultura;
12h – Intervenções musicais com violão, violino e berimbau com o músico Marcelo Mello;
14h – Apresentação do Mágico Sandro Spigolon;
15h – Apresentação do Boi de Mamão;
16h30 – Apresentação musical com Vicente Piacentini (Duo da Banda Da Madeira);
17h30 – Apresentação musical com o Projeto Pedrada Acústica.
 Outras atividades da feira
 Coleta de óleo de cozinha usado, pilhas e baterias usadas para dar a destinação correta destes materiais.
  • Arrecadação espontânea de alimentos não perecíveis para o Projeto Amigos da Sopa.
  • Aferição da Pressão arterial
  • Corte de cabelo
  • Sala de pinturas para crianças
 O que é CACARECO?
 É tudo que não está tendo utilizado em sua casa, mas que esteja em bom estado. É aquilo que você pode trocar por outra coisa de igual valor. É a reutilização, a sustentabilidade, o reaproveitamento.
 A organização do evento é de responsabilidade de um grupo de 15 pessoas da com unidade e da Amocam (Associação dos Moradores do Campeche).

Nenhum comentário: