Quando Livia Giuggioli, mulher do ator Colin Firth, usou um vestido de noiva de segunda mão no tapete vermelho do Globo de Ouro em 2010, sua intenção era chamar a atenção do público para uma tendência da moda sustentável: o upcycling. Diferentemente da reciclagem, que transforma o objeto em outro igual de mesmo ou menor valor agregado, o upcycling é o processo de modificar produtos inúteis e transformá-los em itens novos de maior valor, uso ou qualidade. E foi isso que Giuggioli fez ao transformar o antigo vestido, que já poderia ter sido descartado, em um modelo com nova utilidade.
Livia Giuggioli, ao lado do marido Colin Firth, no Globo de Ouro 2010.
“A moda é uma plataforma incrível para o upcycling”, afirma Chiara Gadaleta, consultora de moda e autora do blog Ser Sustentável com Estilo. Como exemplo de empresas nacionais que já estão seguindo esse caminho, Chiara cita a TerraCycle, que faz bolsas a partir de embalagens, e o Projeto Grael, que usa velas de barcos para a produção de acessórios. “O que precisa ser sempre levado em consideração são dois pontos: a qualidade de acabamento e estética dos produtos”, explica.
Na contramão do consumismo
Percebendo a quantidade de materiais “desperdiçados” pelas marcas de moda a cada temporada, as estilistas uruguaias Ana Piriz e Agus Comas decidiram criar a In.Use. “A partir da nossa experiência de trabalho em outras grifes, começamos a pensar o que poderia ser feito com as peças que não são vendidas. Então começamos a aproveitar as sobras das coleções para compor nova roupas”, conta Agus.
Look da coleção de inverno 2011 da In.Use.
Mesmo à distância – Ana mora em Montevidéu e Agus em São Paulo –, a dupla cria as novas peças em conjunto usando plataformas como o Skype. “Brinco que a gente faz uma ‘ressurreição’ da roupa. Nós aproveitamos o seu DNA – tecido, acabamentos – e fazemos novas modelagens, dando uma cara inteiramente diferente”, explica a designer. Para isso, ela ressalta que é necessário buscar materiais de qualidade, “afinal, ninguém vai querer usar algo feio só porque é sustentável”.
O upcycling no universo fashion, segundo Agus, ainda é tímido, mas está ganhando espaço. “O conceito segue na contramão do consumismo e da busca incessante pelo novo, características marcantes da nossa sociedade e, principalmente, do mercado de moda. Mas é um caminho sem volta, a cada dia o conceito de sustentabilidade vem conquistando mais força e mais pessoas se conscientizam sobre sua importância.”
Fonte da notícia: http://modaspot.abril.com.br
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