quinta-feira, 14 de junho de 2012

Upcycling: uma nova forma de se fazer moda sustentável


Quando Livia Giuggioli, mulher do ator Colin Firth, usou um vestido de noiva de segunda mão no tapete vermelho do Globo de Ouro em 2010, sua intenção era chamar a atenção do público para uma tendência da moda sustentável: o upcycling. Diferentemente da reciclagem, que transforma o objeto em outro igual de mesmo ou menor valor agregado, o upcycling é o processo de modificar produtos inúteis e transformá-los em itens novos de maior valor, uso ou qualidade. E foi isso que Giuggioli fez ao transformar o antigo vestido, que já poderia ter sido descartado, em um modelo com nova utilidade.
Livia Giuggioli, ao lado do marido Colin Firth, no Globo de Ouro 2010.
Livia Giuggioli, ao lado do marido Colin Firth, no Globo de Ouro 2010.

“A moda é uma plataforma incrível para o upcycling”, afirma Chiara Gadaleta, consultora de moda e autora do blog Ser Sustentável com Estilo. Como exemplo de empresas nacionais que já estão seguindo esse caminho, Chiara cita a TerraCycle, que  faz bolsas a partir de embalagens, e o Projeto Grael, que usa velas de barcos para a produção de acessórios. “O que precisa ser sempre levado em consideração são dois pontos: a qualidade de acabamento e estética dos produtos”, explica.

Na contramão do consumismo
Percebendo a quantidade de materiais “desperdiçados” pelas marcas de moda a cada temporada, as estilistas uruguaias Ana Piriz e Agus Comas decidiram criar a In.Use. “A partir da nossa experiência de trabalho em outras grifes, começamos a pensar o que poderia ser feito com as peças que não são vendidas. Então começamos a aproveitar as sobras das coleções para compor nova roupas”, conta Agus.

Look da coleção de inverno 2011 da In.Use.
Look da coleção de inverno 2011 da In.Use.

Mesmo à distância – Ana mora em Montevidéu e Agus em São Paulo –, a dupla cria as novas peças em conjunto usando plataformas como o Skype. “Brinco que a gente faz uma ‘ressurreição’ da roupa. Nós aproveitamos o seu DNA – tecido, acabamentos – e fazemos novas modelagens, dando uma cara inteiramente diferente”, explica a designer. Para isso, ela ressalta que é necessário buscar materiais de qualidade, “afinal, ninguém vai querer usar algo feio só porque é sustentável”.

O upcycling no universo fashion, segundo Agus, ainda é tímido, mas está ganhando espaço. “O conceito segue na contramão do consumismo e da busca incessante pelo novo, características marcantes da nossa sociedade e, principalmente, do mercado de moda. Mas é um caminho sem volta, a cada dia o conceito de sustentabilidade vem conquistando mais força e mais pessoas se conscientizam sobre sua importância.”

Fonte da notícia: http://modaspot.abril.com.br


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