sexta-feira, 15 de junho de 2012

Como estimular o seu filho a cuidar do meio ambiente

  shutterstock
Quer estimular as crianças a cuidar do meio ambiente, mas não sabe por onde começar? Para ajudar você nesta tarefa, separamos algumas dicas de acordo com a faixa etária do seu filho. Confira.
Crianças de 1 a 3 anos
Nessa idade, você deve despertar a afetividade de seus filhos pelo meio ambiente e a natureza, além de propor atividades que prezem pela coordenação motora e que estimulem a curiosidade. 

-Ao contar histórias, transforme os animais considerados "vilões" (como o lobo mau) em personagens bons e que podem precisar da ajuda das crianças porque estão ameaçados (como no caso do lobo-guará, por exemplo). 

-Crie oportunidades para as crianças tocarem, cheirarem e sentirem árvores, sementes, flores, folhas, grãos de areia e de terra. Explique que tudo faz parte da "mãe natureza".

-Outra boa ideia é apresentar diferentes animais e plantas que seus filhos veem apenas nos livros da escola. Para isso, vale ir a zoológicos, bosques, fazendas e sítios. 

-Envolva a criançada em atividades de plantio e ajude-os a compreender como é importante cuidar bem da muda (uma pequena horta, uma árvore ou uma flor) para que a planta cresça e se desenvolva. 

-Assim como aprendem a guardar os brinquedos, seus filhos podem começar a separar os diferentes tipos de lixo, como o seco do úmido e aquelas sucatas que podem ser usadas para brincadeiras lúdicas (amontoar, encaixar, colorir). Assim, fica mais fácil explicar que aquele lixo terá uma nova utilidade e não será descartado na natureza. 

-Já é hora de explicar às crianças que elas devem fechar a torneira quando não estiverem escovando os dentes e que a luz deve ser desligada sempre que saírem do quarto ou do banheiro. 

-Outra dica: estimule seu filho a sempre usar os dois lados de uma folha quando estiver desenhando.

Crianças de 4 a 6 anos
Esta é a fase dos porquês, em que as crianças querem descobrir de onde vêm as coisas (roupa, sapato, alimento, banho, brinquedo, lazer etc.). Para explicar de uma maneira mais atraente, experimente contar histórias sobre o caminho percorrido de cada coisa até chegar a sua casa. 

-Participe com as crianças de caminhadas, peças de teatro, contação de histórias, filmes e outras atividades sobre preservação da natureza. 

-Construa brinquedos de sucata e outros utensílios a partir do lixo que seus filhos escolheram guardar e separar. 

-A fim de diminuir o tempo do banho (e, consequentemente, economizar água), organize uma pequena campanha em que seu filho vai contar o tempo em que a água escorre do chuveiro. 

-Espalhe pela casa desenhos que lembrem a família toda sobre as atitudes que devem ser tomadas diariamente: apagar a luz, fechar a torneira, comprar frutas e verduras orgânicos, separar o lixo etc. 

-Ensine seu filho a cultivar hortas em garrafa pet. Basta decorar o fundo de garrafa, colocar uma plaquinha e acompanhar o crescimento do tempero, como por exemplo cebolinha, hortelã ou manjeiricão. Mostre que, depois, essas ervas serão utilizadas no preparo de saladas e chás. 

-Uma forma divertida de a criança aprender a aproveitar bem os alimentos e evitar o desperdício é ir para a cozinha com você. Confira uma receita da Casinha na Árvore: 

Bolo de banana com casca 

Ingredientes

½ xícara (chá) de óleo 
½ xícara (chá) de leite 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo 
2 xícaras (chá) de açúcar 
1 colher (sopa) de canela 
1 colher (sopa) de fermento em pó 
3 claras em neve + 3 gemas 
4 bananas pratas picadas 
4 cascas de banana prata picadas 

No liquidificador, bata o óleo, o leite, as gemas, a canela e as cascas de banana. Em uma tigela, misture o açúcar, a farinha de trigo, o fermento e junte a mistura do liquidificador. Depois, misture as claras em neve (que já devem estar prontas) e as bananas bem picadas. Então, coloque em uma forma untada com margarina e farinha para não grudar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e asse por 25 minutos. 

Crianças de 7 a 9 anos 
Nesta fase, a criança compreende os resultados concretos de suas próprias ações a favor da natureza. Ela já pode entender que ir de carona para a escola ou andar de bicicleta e a pé sempre que possível já são maneiras de ajudar. 

-Além de separar os itens a serem descartados, seus filhos já podem, junto com você, levar esses materiais para os pontos de coleta. Com isso, eles percebem que não basta separar, mas que é necessário dar um destino correto ao lixo. 

-Outra atividade interessante para essa faixa etária é ajudar as crianças a identificar o recurso natural necessário para fabricar determinados tipos de materiais. Explique que o plástico vem do petróleo, a roupa vem do algodão, a caixa do creme dental vem da árvore, etc. 

-Chame seu filho para participar de uma campanha para diminuir as contas de água e luz da casa, o que pode ser feito a partir de um acompanhamento mensal das contas e de outras atitudes que ele também pode sugerir. Como incentivo, vale um prêmio no fim da campanha, como um caderno novo de papel reciclado, um passeio ao ar livre ou a algum museu de ciência. 

-Estimule o uso de garrafas de água em vez de copos descartáveis. 

-No supermercado, deixe que as crianças o ajudem a descobrir produtos com embalagens que tenham o símbolo da reciclagem, que não agridem os animais, que contribuem para um projeto de preservação. Aproveite para explicar a importância de comprar frutas para fazer sucos em vez de refrigerantes - você pode até propor experiências de sabores: tangerina com limão, manga com melão, entre outros. É um ótimo exercício de consumo responsável. 




Nenhum comentário: