terça-feira, 13 de março de 2012

A moda sustentável

Como nós já sabemos, a moda sustentável vem marcando presença nos dias de hoje. E os grandes estilistas do mundo estão se preparando para transformar suas coleções de verão em peças ecologicamente corretas e recicladas.

O estilista  da Osklen, Oscar Metsavaht, por exemplo, mostrou na última edição do São Paulo Fashion Week, sua coleção feita de algodão orgânico sem uso de agrotóxicos. Para ele, “as pessoas querem se vestir sem agredir o planeta”. Do mesmo modo, o estilista italiano, Giorgio Armani, lançou em um desfile em Milão sua coleção de jeans com fibras orgânicas.

A indústria têxtil é uma das quatro que mais consome os recursos naturais, e os estilistas perceberam que os consumidores preferem a moda que não agride o planeta, e por isso foram praticamente obrigados a começar a usar materiais ecologicamente corretos. Por causa disso, algumas marcas pararam de usar fibras vegetais cultivadas com produtos químicos.

E essa moda só tem aumentado: as marcas americanas Levi’s, Gap e Nike e a britânica Marks & Spencer aderiram à moda verde. Em Milão, o Istituto Europeo di Design, uma rede internacional de escolas de artes, criou saias com peças de aço, vestidos de fios elétricos e calças com metal de bicicleta, feitos a partir de objetos que iriam para o lixo.
 

1. Bambu: os modelos foram feitos com fibra de bambu, boa alternativa para o algodão convencional.

2. Papel: peças como uma pulseira de bobina de papelão e um colar de papel reciclado são uma alternativa, mas podem ser destruídos com a chuva.

3. Película de filme: alguns acessórios usam película de filmes envernizados e costurados em crochê.

4.  Redes de pesca: a bolsa foi feita com redes de pesca que iriam ser jogadas fora.

5. Borracha que parece couro: a bolsa foi feita com látex e algodão com tingimento natural.

6. Sacolas plásticas: a bolsa surgiu de sacolas plásticas descartadas e apliques em tecido.

7. Garrafa PET: camiseta feita com uma mistura de garrafas PET com fibras de algodão.

8. Jeans ecológico: o jeans usou algodão orgânico e tingimento natural.

9. Algodão: peças feitas com algodão orgânico colorido naturalmente.

10. Couro de peixe: sapatos e bolsas feitos com couro dos peixes tambaquis e tilápias.

A moda verde lança peças que atingem diversas tribos: há roupas chiques, casuais, exóticas, mas a maioria é muito parecida com as que  nós vemos nas prateleiras e nós podemos até confundir uma bolsa de lona de caminhão com uma de tecido sintético. Na vitrine, com o mesmo tingimento, as duas parecem feitas do mesmo material.

Nenhum comentário: