quinta-feira, 8 de março de 2012

Jovens empreendedores conhecem alternativas da Eco Moda

Nesta segunda-feira (5), a reunião do Núcleo do Jovem Empreendedor da CDL/Associação Empresarial de Maravilha ocorreu na Cris Regina Confecções. Na oportunidade, a nucleada Cristiane Regina Di Domenico apresentou o quadro Fique Sabendo, explanando sobre Eco Moda, ou, moda de baixo impacto ambiental.
Maravilha - Jovens empreendedores conhecem alternativas da Eco Moda
Segundo ela, a característica principal da Eco Moda é o respeito pelo meio ambiente. “Os produtos considerados ecologicamente corretos primam pela utilização de fibras e tintas naturais, tecidos em cuja produção não são usados produtos químicos, como fertilizantes e pesticidas, e ainda podem ser reciclados”, frisou.
Cristiane mostrou o trabalho de empresas que têm sua produção baseada em matérias-primas sustentáveis – tecidos ecológicos fabricados a partir da reciclagem de garrafas pet, grãos de café, bambu e algodão orgânico, por exemplo – e afirmou que os pequenos empreendimentos ainda não conseguem adotar essa prática devido ao custo elevado das peças. “O desenvolvimento sustentável é um grande desafio para a criação de novos produtos para o vestuário de moda, pois o ciclo de vida muito curto desses produtos e o apelo ao consumismo representam uma barreira”, destacou a empresária.
Uma forma de mudar este cenário, de acordo com ela, seria criar incentivos fiscais para aumentar a competitividade das empresas e estimular o consumo consciente por meio da mídia. “O produto do vestuário de moda exerce forte influência sobre as pessoas. Assim, propor produtos desenvolvidos com um apelo ecológico é um meio de estimular e consolidar o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente”, finalizou Cristiane, que atua há quatro anos no ramo de confecções.
A próxima atividade do Núcleo do Jovem Empreendedor será dia 11 de abril, quando o supervisor estadual da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Clóvis Consoli, participará do Business, trazendo sua experiência profissional aos nucleados.
Assessoria de Comunicação - CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Nenhum comentário: