terça-feira, 20 de março de 2012

Moda sustentável: Elegância e consciência andando de mãos dadas

A sustentabilidade está ganhando cada vez mais importância na moda. Afinal, mais do que ficar bem na frente do espelho, uma peça de roupa precisa ter um percurso consciente de vários fatores ambientais e sociais até ganhar um espaço no seu armário, levando em conta desde o processo de plantio e fabricação, até a distribuição e comunicação ética.
Nessa onda de contribuir para a preservação do meio ambiente, a Osklen  é um dos nomes que se destaca no mercado brasileiro. Sua coleção mais recente, A21, foi buscar inspiração na conferência Rio+20 da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Além disso, a marca se aliou ao Instituto-e  para obter a certificação de e-fabrics  para seus materiais, como couro de pirarucu, algodão orgânico e reciclável, malha de PET, entre outros.
Os looks com um quê futurista da estilista Glória Coelho  também não ficam atrás. Basta lembrar de sua coleção “Micro e Macro – A Natureza Ama Esconder-se”, da temporada outono/inverno de 2010. Em parceria com a marca Transsen, ela utilizou coletores solares na montagem de seu desfile, levantando a bandeira das energias limpas e da sustentabilidade sem deixar de lado a personalidade marcante de seu trabalho.
 
Imagem: Reprodução. Coleção Outono/Inverno 2010 da grife Glória Coelho.

Outra iniciativa bacana nessa área é o Instituto Ser Sustentável com Estilo, idealizado pela estilista e consultora Chiara Gadaleta. Cultivando valores como consumo consciente, comércio justo, reciclagem e demais questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, é mais uma prova de que sustentabilidade e estilo casam muito bem.

Nenhum comentário: