domingo, 3 de novembro de 2013

Huck ajuda mulheres que transformam lixo em arte no Mandando Bem

Neste último sábado assistindo ao Caldeirão do Huck, na TV Globo, vejo um quadro muito legal, o Mandando Bem, onde ele ajuda pequenas empresas a melhorarem. E este sábado (02/11/13), o Luciano foi ao Distrito Federal, encontrar uma Cooperativa de mulheres que reutilizam banner transformando-os em bolsas.

Segue a notícia completa retirada do site do Caldeirao do Huck.


"Huck ajuda mulheres que transformam lixo em arte no Mandando Bem
Cooperativa de Brasília transforma faixas e banners em bolsas

Luciano Huck ajuda mulheres que transformam lixo em arte no Mandando Bem (Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)

Mandando Bem deste sábado (02/11) decidiu mudar! O que antes era uma ajuda para quem tinha uma boa ideia de negócio e precisava de uma forcinha, virou algo ainda maior. Luciano Huck foi até Planaltina, a 20 minutos de Brasília, para ajudar quem tem boas ideias de negócio e de quebra, ajudam muitas outras pessoas. Saímos do individual para o coletivo e fomos conhecer a história de Dona Maria da Páscoa e suas companheiras da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Planaltina.
Na Cooperativa, as mulheres desenvolvem um trabalho pra lá de especial. Todo material de propaganda política e publicidade como  faixas e banners é recolhido e se transforma em bolsas, pastas e  carteiras. A iniciativa é totalmente sustentável, mobiliza e dá emprego à varias mulheres da comunidade, mas está indo por água abaixo pela falta de recursos e clientes.
Disfarçado, Huck foi até o local e surpreendeu Dona Maria da Páscoa e suas amigas, que ficaram bastante emocionadas. Convidamos Gilson Martins, o designer de bolsas com mais de 25 anos de carreira e que já teve seus produtos usados por Madonna e Bono Vox, para atestar que o trabalho feito pelas mulheres da Cooperativa é legal e merecia uma forcinha.
E que ajuda elas receberam! Agora, a cooperativa se tornou uma marca, a "Candangas", que expressa a força das mulheres, e tem uma estrutura superequipada! Além de todo o material para a marca como etiquetas, e material para o desenvolvimento dos produtos, elas também vão poder contar com novas máquinas de costura, corte e acabamentos, estrutura para o escritório e até mesmo um caminhão para o transporte dos produtos!"
Para conhecer melhor a marca delas, acessem o site: http://www.candangas.com.br/
Vejam alguns produtos da Candangas:



E elas contaram com a ajuda do Designer de Bolsas e Acessórios Gilson Martins, ele também reutiliza restos de materiais que sobram de sua produção em outros produtos. 
"Gilson Martins descobriu nas sobras e retalhos do corte das bolsas que eram dispensadas em sua fábrica, uma possibilidade de perceber e apresentar o Rio de Janeiro de uma forma inovadora, transformando esse lixo em novos produtos de design. A idéia de aproveitar as suas próprias ex-costureiras de comunidades carentes na produção desse trabalho, batizado de Lixo Nobre, resultou em uma linha sofisticada e artesanal com grande importância no Brasil e no mundo. O luxo da idéia mostra a reciclagem e a responsabilidade social traduzidas no conceito de sustentabilidade."
Conheça mais o designer: http://www.gilsonmartins.com.br/
Temos dois grandes exemplos de Moda Ecológica eim! Quando se tem força de vontade, tudo é possível! Parabéns a todos!

Nenhum comentário: