domingo, 10 de novembro de 2013

Moda e sustentabilidade ganham espaço no Fashion Rio

Sebrae realizou em seu lounge o painel sobre a relação entre estilo e preservação ambiental durante o evento - Da Agência Sebrae de Notícias - 07/11/2013

Além de gerar um alto impacto no meio ambiente, o conceito de sustentabilidade está em evidência quando o assunto é moda. Para discutir sobre esse tema no mundo dos negócios, o Sebrae no Rio de Janeiro realizou em seu lounge o painel sobre Sustentabilidade e Moda, no 1° dia do Fashion Rio, que começou nessa quarta-feira (6).
costura moda máquina agulha linha tecido roupa costureira  (Foto: shutterstock)
A indústria da moda é a quinta principal manufatureira no mundo. O Brasil ocupa respectivamente o 5° e 4° lugares nos segmento da indústria têxtil e vestuário. É o único país do ocidente a possuir toda a cadeia produtiva, sendo essencialmente formada por pequenas e médias empresas. E, para colaborar com o crescimento desse mercado, o Sebrae busca associação a empresas com responsabilidades ambientais. “Além de fazer parcerias, a instituição gera subsídios para que as pequenas empresas tenham acesso à inovação e ao aperfeiçoamento do processo de produção”, explicou Dolores Lustosa , analista do Sebrae no estado.
A moda sustentável muitas vezes é associada apenas à produção de roupas com materiais recicláveis, mas é importante lembrar que trata-se de uma indústria com grande projeção. O papel da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) também é de grande importância no processo de qualificação. “Procuramos desenvolver as industrias têxtil de forma a ajudar as empresas a se certificarem quanto à sustentabilidade e, dessa forma, adquirir credibilidade”, disse Karine Liotino, especialista do programa Texbrasil da Abit.

Nenhum comentário: