sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Em Friburgo, RJ, oficina ensina a reaproveitar lixo têxtil das confecções

Oficina faz parte do Encontro de Bioarquitetura que acontece no município. Objetivo é conscientizar sobre o descarte incorreto desse material.


tecido mais caro (Foto: Reprodução TV Acre)


Nova Friburgo, Região Serrana do Rio,  recebe nesta sexta-feira (15) até o domingo (17), a segunda edição do Encontro de Bio arquitetura (EBA), que tem como objetivo levantar discussões e trocas de experiências sobre formas efetivas de unir desenvolvimento, sustentabilidade e manejo de matérias primas nos mais diversos tipos de edificações e também no manejo e reaproveitamento de resíduos.
Através da exposição de experiências práticas e teóricas, o EBA pretende levantar questões que envolvem a preocupação com a saúde do ambiente projetado, utilizando tecnologias apropriadas que aproveitam recursos naturais, como por exemplo, iluminação natural, ventilação e microclimas, promovendo a obtenção de eficiência energética e redução de resíduos sólidos.
Preocupado com as consequências da produção de toneladas de resíduos da indústria de moda íntima de Nova Friburgo, o Sindvest em parceria com o Instituto Serrano de Economia Criativa realiza a oficina do Projeto Eco Moda, durante o EBA. A oficina aconteceu no dia 15 de novembro (sexta-feira), das 11h às 17h, no Hotel Dominguez Plaza. A entrada foi gratuita.
O Projeto Eco Moda é uma iniciativa da Superintendência de Território e Cidadania (STC), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em funcionamento desde setembro de 2012, na comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio. O foco do trabalho são cursos de qualificação profissional na área de moda sustentável que atende a jovens e adultos.
Através das atividades de corte e costura, modelagem, desenho de moda com moulage, estamparia com serigrafia e acessórios e bolsas e oficina de costura, o projeto objetiva estimular a formação de uma nova consciência ambiental com relação a produção da moda. Esta, que é orientada pelo reaproveitamento de materiais recicláveis diversos, oriundos da indústria têxtil ou não tais como banners, retalhos, lonas e roupas sem serventia.
O objetivo da realização da oficina é promover consciência sobre a problemática do resíduo produzido diariamente pela indústria. Segundo Marcelo Porto, presidente do Sindvest, a possibilidade de realizar a oficina é oportuna neste momento que o Sindicato busca parcerias e caminhos para solucionar o grave problema. Esta parceria pretende trazer para Nova Friburgo o projeto integralmente. Todos os cursos do Eco Moda incluem na grade curricular um módulo voltado ao empreendedorismo, que visa qualificar os alunos para a criação de negócios próprios ao fim da qualificação. A ideia é tirar do ambiente toneladas de resíduos e formar profissionais com uma nova postura na produção de bens, norteada pela preservação ambiental.

Mais informações pelo site site do EBA.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário: