sábado, 30 de novembro de 2013

Passo a passo: Colocando seu guarda- roupa de dieta (Fonte: SSE)

Olá leitores do blog ME, super indico sempre o site da Chiara Gadaleta, Ser Sustentável com Estilo.
Este post é um pouco antigo, de maio de 2010. Mas eu gostei muito e decidi compartilhar com vocês! Leiam, comentem...

"Recentemente li um artigo na internet que dizia assim: ” Ir as compras sem consciência era como comer junky food, satisfaz momentaneamente, mas não traz nada de bom a longo prazo”.
Adorei essa metáfora e fiquei pensando em como podemos melhorar essa relação tão próxima e diária que temos com nossas roupas.

Antes de tudo, precisamos entender por que precisamos nos preocupar em deixar nosso guarda- roupa cada vez mais eco-friendly. Uma camiseta simples de algodão normal usa 150 gramas de pesticida e 400 galões de água. Impressionante não?
No que diz respeito a processos de produção, tingimento, costura e acabamentos, são feitos em sua maioria por países do terceiro mundo onde as condições de trabalho são desumanas , além de usarem técnicas e produtos químicos que agridem severamente o meio ambiente.
Dá uma olhada nesse vídeo:

Além disso, quando lavamos nossas roupas, nem imaginamos que os produtos como detergentes e amaciantes têm em suas composições substâncias químicas cancerígenas. Eu sei, acabei de pintar um quandro horrível , mas é verdade!
Bem, mas agora precisamos agir. Nunca podemos nos esquecer do Glocally :Think Global and Act Local. No caso do nosso armários podemos colocá-lo de dieta seguindo os seguintes passos:
1) Dê uma boa organizada nele e pense que as peças mais eco-chics , são aquelas que você já tem, gosta e usa bastante. O segredo é revitalizá-las ou seja, dar uma cara nova a elas. Como? Customizando calças jeans, bordando camisetas e reformando peças antigas que na verdade só precisam de pequenos ajustes.
2) Exija mais das roupas que você compra. Invista na qualidade e tenha certeza de uma coisa, as peças descartáveis acabam custando mais para seu bolso e para meio ambiente.
3) Apoie marcas de moda sustentável, se informe e conheça mais sobre peças de algodão orgânico e acessórios de materiais reciclados. Eu sei que no Brasil, esse mercado ainda está começando, mas pela minha experiência desde que comecei a me envolver com a sustentabilidade, ele vai se crescer bem mais rápido do que imaginamos. Uma dica: quando for a lojas, sempre pergunte se existem peças de tecidos orgânicos nas araras. Dessa forma você começa a fazer pressão e os vendedores passarão esses pedidos `a seus superiores.
t-shirt de algodão orgânico http://loja.verdinhaebasica.com.br/
4) Lave com cuidado suas peças de qualidade para que elas durem o máximo possível. Use mais os mesmos looks antes de mandá-los `a lavanderia. Eu por exemplo, adoro repetir roupas e usá-las dias seguidos. Mudo um acessório e nem parece que estou com a mesma roupa. Além disso existem alguns produtos biodegradáveis que não poluem o meio ambiente.
4) Aprenda a costurar, você pode, além de fazer ajustes, bordar um detalhe que vai deixar sua camisa, saia ou cardigan com cara de peça única. Conheço algumas executivas que nas suas horas livres fazem cursos de costura. Achei interessante esse movimento e acredito que seja uma vontade de voltar aos trabalhos manuais e bem femininos.
5) Compre vintage em brechós. É uma experiência deliciosa descobrir roupas antigas que vão ajudar você a ter mais estilo ainda. Eu sempre adorei garimpar peças antigas que me estimulam e foram fundamentais na construção do meu estilo.
6) Faça bazares para amigas em sua casa. Eu comecei o ” Ser Sustentável com Estilo” há dois anos atrás com uma mega Bazar para estudantes e disponibilizei todo meu acervo. Eu tinha mais de 700 peças paradas em araras e TODAS foram vendidas! Parte da renda foi doada para The Leukemia & Lymphoma Society e deu o ponta pé inicial a vários outros ações.
Na verdade cada um de nós pode encontrar maneiras bem pessoais e soluções criativas para diminuir gastos desnecessários de energia, desperdício de água e promover o consumo consciente. Basta criar hábitos virtuosos, que façam bem ao nosso corpo, nossa mente e ao nosso planeta.
E você, tem mais alguma dica, comente aqui no blog e passe adiante sua experiência!"

Nenhum comentário: