sábado, 30 de novembro de 2013

Chiara Gadaleta dá dicas para aderir à moda sustentável

Peças ecologicamente corretas são bonitas e ainda ajudam o planeta

Chiara Gadaleta dá dicas para aderir à moda sustentável

Pauta cada vez mais frequente no cotidiano, o crescimento e consumo sustentáveis já são uma necessidade real em um mundo onde, segundo a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), se produz cerca de 1,3 bilhão de toneladas de lixo anualmente. Mais do que reciclar, o cuidado com o planeta pode fazer parte de todos os aspectos da sua vida, e um em especial ganha cada vez mais destaque: o vestuário. Com um grande leque de marcas e tecidos, a chamada “ecofashion” tem cada vez mais opções que não deixam de lado a sofisticação das peças tradicionais.

“Hoje ter estilo é ter consciência e se preocupar com o que compramos. Ecofashion é uma moda com preocupação social e ambiental”, explica Chiara Gadaleta Klajmic, idealizadora do SP.ECOERA. Quando se fala em sustentabilidade não é apenas o meio ambiente que é levado em conta, mas também as condições de produção e mão de obra. “Qualquer consumidor precisa se tornar consciente. Ninguém quer vestir uma peça que foi feita com trabalho escravo infantil, não é?”, completa.

Entre nessa moda
Para embarcar nessa tendência socialmente correta, ao contrario do que muita gente imagina, não é preciso abrir mão das roupas de qualidade. Além de tecidos feitos a partir da reciclagem, como os de pneu, garrafas Pet e algodão orgânico, que em nada se diferem do tradicional, também é possível encontrar uma variedade alta de cores e outras fibras. “Hoje existem marcas que são focadas nas fibras orgânicas e no tingimento ecológico, feito com sementes, cascas de árvores e pigmentos naturais, como o açafrão, por exemplo. Esses tingimentos criam possibilidades novas e cores maravilhosas”, conta.

Se por acaso você não encontrar aquela camisa que tanto queria em um desses tecidos, também é possível recorrer às marcas que usam processos que não impactam o meio ambiente de forma negativa: “cada vez mais estão lançando linhas que utilizam menos água e com menor gasto de energia na produção dos produtos”.

Outra parte importante do consumo sustentável é priorizar os produtores locais, o que ajuda a economia do seu país e gera renda para que cada vez mais negócios pequenos e artesanais ganhem força. “Antes de comprar olhe a etiqueta e veja o ‘made in’ e priorize os produtos feitos à mão e no Brasil”, aconselha a especialista.

Nos acessórios
Assim como a sua roupa, os seus acessórios também podem ser ambientalmente corretos. Além das biojoias, que misturam materiais nobres, como o ouro, prata e pedras com fibras naturais, folhas de árvores e outras matérias primas naturais, Chiara afirma que também é possível encontrar colares, brincos, pulseiras e anéis que vem do reaproveitamento de peças e a partir da customização. O melhor? Elas são sempre únicas, com garantia de exclusividade.

Presenteie
Que tal aproveitar o Natal para dar um presente diferenciado e ainda ajudar o planeta? Com tantas marcas conscientes no mercado, você consegue encontrar muitas opções, que agradam a diferentes estilos e idades. "Essa é uma ótima oportunidade para colocarmos em prática o consumo consciente. Artesanato de luxo, peças em crochê, feitas à mão e até por você mesma podem ser presentes exclusivos e muito mais especiais”, reforça.

Para as mulheres românticas, Chiara indica as peças em palha, ou mesmo as rendas. “Uma descolada vai amar uma mochila de câmera de pneu e uma clássica vai ficar linda com um vestido de algodão orgânico tingido naturalmente”, finaliza.

Nenhum comentário: