sexta-feira, 11 de maio de 2012

Moda sustentável, criativa e democrática


Desfile da Piollin-Funetec

O conceito de sustentabilidade sobe à passarela nas peças customizadas do Brechó Solidário



O verde da Mata Atlântica dá o tom do cenário que abriga a moda sustentável, criativa e solidária. No Parque Zoobotánico de João Pessoa (Bica) - onde está inserida a sede do Centro Cultural Piolllin - o "Desfile Brechó Solidário Piollin-Funetec"  propõe moda democrática dentro de uma plataforma que modela a tendência do consumo consciente e o conceito de prolongar a vida útil de roupas e acessórios. O evento aconteceu no domingo (6), às 16h. Na passarela, a apresentação de 25 looks compostos por peças customizadas pelos alunos do Curso de Produção de Moda da Funetec - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba.
Todo o conceito do desfile assume um caráter único. Os modelos são alunos dos laboratórios de teatro e circo do Piollin e cada peça  que será exibida, exclusiva. As roupas que chegaram pelo caminho solidário da doação (muitas de marcas destacadas no mercado) passaram por mãos habilidosas e criativas que bordaram, tingiram, cortaram, desfiaram e aplicaram detalhes que as tornam excepcionais. Intervenções artesanais em sintonia com as tendências da temporada exploram o conceito do feito à mão que traduz o novo luxo do mundo fashion.  
Os alunos da Funetec - integrantes da turma 2011/2 - dedicaram-se à cada sábado do mês de abril para cumprir a parceria da Oficina de Customização. "É um projeto de inclusão social e pedagógica. O objetivo da customização é de estender o ciclo de vida dos produtos de moda, reciclando peças usadas oriundas do Brechó Solidario que já existe na Piollin. Na prática, os estudantes ampliam o conceito de criação em moda a partir da reutilização de roupas usadas e experimentam as possibilidades do mercado de reciclados no setor", destaca Leo Mendonça, coordenador do curso de Produção de Moda.


Cara nova para a roupa mais usada no mundo


O jeans é o item chave do desfile. A peça revolucionária dos anos 60 que imprimiu o espírito de liberdade e contestação é canal de expressão para evidenciar o quanto a moda reciclável pode revelar novos caminhos para o consumo consciente. "Concentramos a customização no jeans por ser a roupa mais usada no mundo e com maior durabilidade, necessitando sempre de um reaproveitamento. Calças, bermudas, saias e vestidos ganharam cara nova com desgastes, desfiados, aplicações e bordados", argumenta Leo sem esconder a satisfação do empenho criativo da equipe que ainda vai assinar toda a produção do desfile.
Em sua terceira edição o Brechó Solidário (que também é uma ação da ONG Apôitchá)consolida-se como espaço de moda sustentável na capital paraibana. "Essa parceria com a Funetec agrega valor aos produtos comercializados no brechó. E o mais importante: coloca em destaque como esse viés de sustentabilidade pode fazer refletir sobre atitudes mais racionais em relação à moda. E isso começa nos armários e gavetas que cada um tem em casa", enfatiza Marcelina Moraes, coordenadora administrativa do Piollin. Ela adianta que as peças serão comercializadas no valor máximo de R$ 25,00 e que a renda será revertida para a manutenção das duas instituições que organizam o evento.


Sobre o Piollin  

Fundada em março de 1977 o Centro Cultural Piollin é uma organização não-governamental sem fins lucrativos. Desenvolve ações educativas no campo da arte e cultura voltadas às crianças, adolescentes e jovens do município de João Pessoa. Atua também nas áreas de produção e difusão cultural, através do intercâmbio entre  grupos artísticos da cidade e de outras regiões do país.

Por dentro da Funetec
A capacitação e qualificação são a base da Funetec-PB. A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba - sem fins lucrativos - foi criada em 1997 para atender a demanda de cursos profissionais em função do avanço tecnológico e das exigências do mundo do trabalho. Sua finalidade é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas.  Em 1999, com seu registro no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, credenciou-se como Fundação de Apoio ao IFPB, que é o seu grande parceiro e o agente principal de sua criação.


Nenhum comentário: