sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fashion Rio: lança coleção de roupas recicladas

Lixo, Joãosinho Trinta e Fashion Rio: o que estas palavras têm a ver uma com a outra? Tudo! Em plena temporada de moda de primavera/verão 2013/2013, a Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria do Ambiente em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Fashion Rio lançaram a coleção 'O lixo virou luxo", pensada pelo estilista e coordenador, Almir França. A coleção para lá de sustentável mostrou roupas, bolsas, calças e bermudas feitas a partir de banners de edições passadas da semana de moda carioca e do próprio Carnaval. O SRZD esteve presente ao lançamento.
Foto: SRZD
O projeto "Fábrica Verde', que começou no Alemão, e agora está se expandindo para o morro da Mangueira, possui 450 alunos. Lá, numa verdadeira escola técnica, aprendem a cortar, costurar, tingir, dentre outras coisas a partir de materiais que ninguém liga mais.
"Quando os materiais chegam sujos, todo mundo se apavora, mas quando ficam prontos e tomam forma, todo mundo chora de emoção", disse o coordenador.
Foto: SRZD
Almir, que tirou do carnavalesco Joãosinho Trinta a inspiração para sua coleção, conta que a ideia do projeto surgiu há muito tempo, quando o tema sustentabilidade ainda não era moda.
"Eu sempre achei o reaproveitamento uma coisa bacana de se fazer. Não por ser ecológico, mas pela sua textura. Com isso, podemos ter peças a custo baixo", disse.
Segundo ele, há um preconceito bobo em usar roupa reciclada, reutilizada, principalmente originada das classe A, B e C.
"As classes D e E são acostumadas a usarem roupas assim. Isso é uma moda que surgiu com as nossas avós. Foram elas quem criaram isso. E é bacana quando a periferia se reconhece nesse reaproveitamento", disse.
O projeto que conta com parcerias de algumas universidades privadas e públicas pretende se espalhar por todas as comunidades pacificadas da cidade do Rio. E foi justamente nesta tecla que o secretário de Meio Ambiente, Carlos Minc, também bateu ao defender a coleção. De acordo com o secretário, o objetivo é desenvolver atividades voltados para a 'eco-moda'.
"Transformando lixo em moda da melhor qualidade. É o lixo fashion. As pessoas pensam que roupas recicladas são pobres, ruinzinhas. Não! Vão ter coisas top, tipo exportação. Vai ser um arraso geral", concluiu.
Entre canapés e salgadinhos, os convidados presentes no estande ainda ganhavam uma bolsa lindamente decorada a seu gosto feita pelos alunos do projeto na hora.


Nenhum comentário: