terça-feira, 28 de junho de 2011

Levi’s faz evento em Nova York para lançar jeans ecológico, que usa 30% menos água para ser feito

Está notícia está um pouquinho atrasada e já falei um pouco sobre ela a um tempinho atrás, mas trago novamente com mais informações a respeito. Notícia do site da Revista Marie Claire de 03/11/2010.

Uma boa e ecológica novidade deve chegar em breve ao seu guarda-roupa. A próxima coleção da Levi’s, a ser vendida nas lojas brasileiras a partir de fevereiro de 2011, terá calças fabricadas com o novo sistema Water-Less, feito para economizar a água usada nas lavagens que fazem parte do processo de produção do jeans.
Editora Globo
A primeira linha de calças Water>Less terá modelos clássicos como o 501, 510 e 511 nas versões Straight e Skinny.
Há um ano, a marca passou a testar novas maneiras de alcançar as colorações de seus jeans e descobriu que medidas simples, como eliminar a água da lavagem com pedras, uma das etapas cruciais do processo de feitura das peças, podia fazer uma grande diferença na economia. Após a descoberta, a Levi’s faz planos de colocar toda a produção sob esse critério eco-friendly e pretende incentiver até seus maiores concorrentes, como a GAP por exemplo, a também adotar essa ideia.
Editora Globo
Modelos usam o jeans mais claro que deve chegar ao Brasil em fevereiro.
Marie Claire esteve no lançamento da nova linha de jeans de pegada ecológica, ocorrido em Nova York no último dia 4 de novembro. Lá conversou mais sobre o projeto com Erik Joule, vice-presidente de merchandising e design masculino da Levi´s, e um dos mentores do Water-Less. “É um conceito que pode ser colocado em prática em todos os jeans”, disse. “Se você multiplicar os 42 litros gastos, em média, por 29 milhões de calças, que é o que enviamos para nossas lojas das Américas do Norte e do Sul, verá que é muita água”, afirmou.
Editora Globo
Erik Joule (à esq.), vice-presidente da marca, ao lado de Carl Chiara quer estender o sistema para toda a produção nos próximos anos.
Para 2011, a Levi’s quer triplicar a produção dos jeans Water-Less, hoje em 1,6 milhões, e seguir implementando a mudança em todas as fábricas. “Acredito que daqui a oito anos, no máximo, a maioria dos nossos jeans será feita com 30 a 50% menos água do que é utilizado hoje”, disse Erik.
Editora Globo
Em termos de resultado, o desafio atual é conseguir tons diferentes com menos lavagens, já que a primeira “fornada” tem peças escuras, em sua maioria. A coleção seguinte terá jeans mais claros. No que se refere ao meio ambiente, a Levi’s ainda precisa atacar a ponta da cadeia, que é a a plantação de algodão. É lá que suas pesquisas apontam estar a maior vilã do gasto excessivo de recursos naturais. “Nossa próxima iniciativa é em cima disso. Daqui a um ano teremos notícias a respeito”, adiantou o executivo.


Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com

Nenhum comentário: