segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Estilistas apostam na confecção de vestidos de noiva sustentável


capa.jpg
Criação do estilista curitibano Edson Eddel. Vestido feito de materiais reciclado. Foto: Divulgação

O tradicional vestido branco ainda é preferência de muitas mulheres na hora de subir ao altar, mas a novidade está na possibilidade de utilizá-lo de maneira consciente sem abrir mão da tradição. Para unir os novos e tradicionais valores, muitos estilistas já estão criando vestidos eco-friendly, que estimulam o uso de materiais diferentes e ecologicamente corretos.
Com o objetivo de desenhar uma marca que não trai os seus próprios valores, a estilista francesa Valérie Pache se concentrou na fabricação artesanal de peças de roupa “eco-fashion”, com destaque aos vestidos de noiva feitos a partir de tecidos reutilizados de pára-quedas e tecidos mais nobres como seda e cânhamo natural e orgânico.

ben7739-1.jpg 
Vestido feito de tecidos reutilizados de pára-quedas pela estilista francesa Valérie Pache. Foto:Divulgação


Já o estilista americano Heather Wojner criou a "Coleção Cerimonial", onde reúne looks de diversos estilistas que se inspiraram em vestidos de famosas, que vão desde o clássico ao moderno conto de fadas gótico, passando pela elegância vitoriana romântica, feitos a partir de tecido orgânico.

bona-drag-ceremonial-collection-wedding-10.jpg
Vestido feito por Mara Hoffman a partir de tecido orgânico como a seda. Foto:Divulgação

No Brasil, o mercado de vestidos sustentável ainda é pequeno. Segundo o estilista curitibano Edson Eddel, que tem uma loja de vestidos de noiva, a aceitação ainda é muito difícil no país. De 100 vestidos que ele vende, dois são sustentáveis. “A sustentabilidade só funciona na frente da câmera. Na hora que expormos os vestidos nos desfiles todo mundo acha maravilhoso, diz que vai apoiar. Mas depois, quando procuramos, todos desaparecem”, salientou.

vestido-lata.jpg
Foto:Divulgação

O profissional tirou do lixo a matéria-prima para a criação de seus luxuosos vestidos de noiva. Na coleção 2012, ele incorporou a transparência do plástico para mostrar que é possível acrescentar conceitos de sustentabilidade no item mais esperado do casamento. Além disso, ele utiliza materiais como lata e lonas de construção.

vestido-plastico2.jpg
Coleção 2012 de Eddel: Vestido feito a partir de saco reciclado

Engana-se quem pensa que, por ser feito de materiais reciclados, os vestidos são mais baratos. Eddel contou que suas peças custam, em média, de R$15.000 a 18.000. “Quando falo que é sustentável todo mundo quer de graça. O meu sustentável é mais caro sim, porque eles são únicos, e por mais que costureiros e etilistas tentem fazer igual nunca vão conseguir. Além disso, a qualidade que eu jogo em um vestido tradicional eu jogo o dobro no sustentável”, garantiu o estilista.

vestido-plastico.jpg

Ele explicou ainda que trabalhar com material reciclado é bem mais desgastante e que muita gente acaba desistindo no meio do caminho. “Tem que ter paciência, tem que achar o material certo, e deixá-lo apto para a confecção, o que exige diversas etapas, diferentemente de criar um vestido tradicional, onde se compra o tecido pronto e costura”.

vesito-lata2.jpg

A ideia de confeccionar vestidos sustentáveis veio da vontade de se destacar com estilo e de mostrar que é possível reutilizar materiais reciclados em peças de luxo. “Quando as pessoas falam de vestido sustentável já pensam em uma peça esquisita, ninguém imagina um vestido que você chega e arrasa. Em meus vestidos chega a ser imperceptível o uso dos materiais.”
Eddel define as compradoras dos vestidos sustentáveis como mulheres antenadas e de personalidade.

Nenhum comentário: