Sem muito alarde de campanhas publicitárias, a empresa francesa “Veja Fair Trade” aposta em uma produção sustentável e social. A companhia fabrica tênis em parceria com trabalhadores informais do norte e nordeste do Brasil.
O trabalho é realizado em conjunto com cooperativas brasileiras. | Foto: Divulgação
A marca emprega seringueiros do Acre e pequenos produtores de algodão do Ceará. Estes profissionais ficam responsáveis por recolher as matérias-primas para o desenvolvimento do calçado, que é feito com camurça vegetal tingida, algodão orgânico e couro vegetal tingido com extratos de acácia.
O produto é vendido aos clientes franceses que nem sempre têm conhecimento do processo de fabricação. A empresa acredita que os consumidores não estão interessados na origem do tênis. Com oito anos no mercado europeu, norte-americano e japonês o produto é bastante comercializado.
A previsão é que os pares sustentáveis cheguem ao Brasil no próximo ano. | Foto: Divulgação
O trabalho é realizado em conjunto com cooperativas brasileiras, mas eles ainda não comercializam seus produtos no Brasil. A companhia foi criada, em 2004, pelos empreendedores franceses François Morilion e Sebastian Kopp.
“Escolhemos o Brasil para concentrar a produção porque as condições de trabalho são menos degradantes do que a China e é mais agradável de visitar”, disse Morilion à Revista Época. “Assim, também ajudamos os seringueiros a manter sua atividade, em vez de trocá-la por pastagens e destruir a floresta.”
A ideia de criar a marca surgiu quando eles largaram o emprego para viajar por países em desenvolvimento, entre eles o Brasil. Os franceses montaram um projeto de consultoria em que avaliavam os projetos de responsabilidade social de grandes empresas.
O grande diferencial é que eles não levantam a bandeira de defesa ao meio ambiente ao divulgá-los. | Foto: Divulgação
Isso foi planejado para financiar a viagem, mas serviu para eles perceberem o falso investimento das empresas em causas sociais e ambientais. “Voltamos muito frustrados. Era muito marketing e as empresas não mudam aquilo que é mais importante para diminuir o impacto social e ambiental, a cadeia de produção.”
Foi a partir de então que decidiram montar a própria empresa. Com financiamento de um banco francês, que estimula profissionais com projetos sustentáveis, eles abriram a Veja Fair Trade.
A marca emprega seringueiros do Acre e pequenos produtores de algodão do Ceará. | Foto: Divulgação
Há modelos de tênis que homenageiam o país, com nomes como “Domingo”, “Indígenos” e “Tauá”. Na Europa eles fazem muito sucesso. Inclusive, a marca já foi tema de reportagem em duas grandes revistas de moda, Elle e Vogue. O grande diferencial é que eles não levantam a bandeira de defesa ao meio ambiente ao divulgá-los, ou seja, não usam o apelo ecológico para chamar mais atenção dos consumidores.
A previsão é que os pares sustentáveis cheguem ao Brasil no próximo ano. A marca chegará aqui com o nome Verité (verdade em francês). Com informações da Revista Época e Atitude Sustentável.
FONTE: Ciclo Vivo
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