terça-feira, 15 de setembro de 2009

A moda com soliedariedade

Materiais recicláveis viram matéria prima para produção criativa de roupas e adereços
A responsabilidade social e a ecologia estão cada vez mais em destaque no mundo da moda. Dentro desse tema, uma das principais preocupações estampadas nas vitrines é o impacto da alteração do ambiente.

O Projeto Recicla Cerrado, do Ipê Cultural, descobriu uma maneira divertida e ecologicamente correta de assumir a sua parte neste assunto e aderir à famosa onda ecofashion. O instituto criou um editorial de moda 100% ecológico, no qual todas as peças, camisetas, coletes, saias, entre outras, são feitas com garrafas PET e outros materiais reutilizados.

Produzida com fibras de poliéster recicladas de garrafas PET (a popular garrafa plástica de refrigerante), as roupas trazem um estilo simples e moderno, que mostra a necessidade de tomar atitudes concretas para preservar o meio ambiente. O plástico reciclado é transformado em fibras que produzem um tecido forte, mas macio. Em geral, elas são combinadas com algodão, que dá um toque ainda mais confortável.

E para aqueles que imaginam que uma roupa feita a partir do plástico é diferente das convencionais, Antônio Pedro Costa Neto, do Ipê Cultural, garante que não dá para perceber a diferença. “Seja no corte, caimento ou textura, nada lembra uma garrafa de plástico. Nosso trabalho é uma garantia de satisfação e compromisso com o meio ambiente”, disse.


Como começou

A utilização de fibras de garrafas PET na produção de roupas surgiu no Brasil em 1995. Porém, foi em 1999 que essa técnica se popularizou. Após serem coletadas em lixões, na maioria dos casos, e vendidas para usinas de reciclagem, as garrafas de plástico passam por um longo processo de moagem, lavagem e descontaminação. Por fim, são retransformadas em fibras de poliéster, que pode ser comercializado e utilizado na confecção de diversos produtos.

Conscientização e interação

O mundo da moda tem flertado, frequentemente, com aspectos da sustentabilidade. Algumas experiências em menor escala provam que é sim possível costurar o mundo fashion com a natureza. A Organização para a Proteção Animal (OPA), em Uberlândia, é uma prova disso. A entidade vende a coleção de camisetas de fio PET “Salve-me quem Puder”, que traz estampas divertidas de bichos com mensagens. Além disso, camisetas de algodão com símbolo da OPA, boné, Eco Bag e outros objetos são vendidas na loja do Center Shopping. Todo dinheiro arrecadado com as vendas é encaminhado aos projetos da organização. “É muito interessante esse novo mercado da moda, assim podemos divulgar a ideia de educação ambiental para mais pessoas. Saímos daquele mundinho da organização, para o mundo globalizado”, afirmou a auxiliar administrativo da OPA, Débora Cosentino.

Fonte: http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/09/09/39923/a_moda_com_soliedariedade.html

2 comentários:

TONI disse...

Bom dia Myzynha!!!!

Sou o Toni, coordenador do Instituto Ipê Cultural e gostaria muito de agradecer a materia com nosso projeto. Estamos muito contente com o resultado do Projeto Recicla Cerrado, nos 3 primeiros meses iniciais conseguimos reutilizar mais de 40 mil unidades de garrafas Pet. Acredito que precisamos realmente mudar alguns habitos e nos tornarmos responsaveis pelo direcionamento correto do nosso material reciclado. Nosso intuito é motivar essa mudança comportamental e creditamos nosso sucesso as pessoas conscientes como você!! Gostaria de saber como faço para lhe mandar mais informações sobre o projeto para que possa conhece-lo por completo.

Muito obrigado mesmo!!!

TONI

Daiverson Machado disse...

Olá. Sou da cidade de São João Nepomuceno, Minas Gerais, e conheço um artista que faz seu trabalho todo com presilhas que ele tira dos refugos das fábricas de tecido. Ele faz flores, tiaras, pulseiras, colares e cintos todos muito lindos!Ele nunca fez faculdade de moda, mais sempre teve a consciência da sustentabilidade.
Queria sua ajuda, pq queria divulgar o trabalho dele que acho muito bonito. Sou jornalista e produtor cultural mais n conheço muito sobre o mundo da moda. Meu email é dsilveiramachado@yahoo.com.br e meu msn é telemorfose@hotmail.com
Aguardo seu contato.