quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Lixo marinho é matéria-prima de caros acessórios de moda


Enquanto caminha em sua praia favorita nas Bahamas, a designer Barbara de Vries passa uma verdadeira vassoura no ecossitema praiano. Recolhendo lixos jogados na areia ou no mar, Barbara recicla tampinhas de garrafa, restos de plástico e a forma irresponsável de se conviver com a natureza.
“É um Mundo Feito pelo Homem”, do inglês It’s a Man Made World, é o projeto desenvolvido pela artista que procura sensibilizar a população quanto a poluição das praias e, principalmente, ambiciona mudar a maneira como vemos e tratamos os nossos resíduos.
“No meu site eu espero mostrar não somente a criação, mas também destacar os enormes problemas que são causados pela poluição decorrente do plástico. Pretendo cultivar esse tema em um plano mais abrangente, retalhando informações sobre reciclagem de plástico, redução do desperdício do material e apresentando perfis de pessoas e organizações que trabalham nestas áreas”, diz a designer.

A sua coleção de brincos, colares e pulseiras feitos com o lixo marinho derivado do plástico ganha destaque pela criatividade e por um fator não menos importante: o valor. Com uma variação entre 300 e 1.000 reais, um colar, por exemplo, carrega além do conceito, um preço bastante salgado.
O valor tem explicação, para Barbara, o despertar do plástico como algo extremamente agressivo à natureza pode se assemelhar aos diamantes: ambos são “para sempre”, por isso, a ideia de criar verdadeiras “joias” com o material.

“Eu via o lixo de plástico em todo lugar e pensei - Não só os diamantes são para sempre, mas é evidente que o plástico também, e decidi utilizar os mais velhos para tornar as peças ecléticas e exclusivas”.
A européia, que já trabalhou com grandes marcas mundiais de moda, construiu um diálogo entre a criação e a reciclagem do material de maneira natural, e afirma que fazer peças como as suas pode ser um bom desafio para todas as pessoas.

“É possível transformar plástico encontrado nas praias em um acessório bonito. Eu sugiro que se você avistar algum plástico ao longo da praia recolha o máximo possível e leve para um depósito de reciclagem correto, ou mesmo para casa e deixe ele se “comunicar” com você. Não posso dizer a ninguém como o seu processo criativo deve trabalhar, cada artista tem seus próprios meios, mas pode começar pegando os materiais... "

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/lixo-marinho-se-transforma-em-acessorios-de-moda

Nenhum comentário: