segunda-feira, 2 de julho de 2012

Moda Sustentável e Orgânica está na Moda

Moda Sustentável e Orgânica está na Moda
A indústria da moda está sempre dizendo o que você tem que vestir para ser top, comprar aquela calça assim, o vestido assado com aquelas botas de nem sei o que. Enchendo sua sacola de produtos que com certeza você vai usar um par de vezes e gastar uma fortuna.

Para a fabricação de  uma simples camiseta de algodão é usado em média 300g de produtos químicos!
Não precisa ser uma ecologista fanático para saber que a industria da moda tem uma enorme pegada ambiental, ela é responsável pela grande quantidade de pesticidas que acabam por parar na natureza, esses produtos altamente tóxicos são utilizados no cultivo do algodão, sem contar os produtos químicos liberados durante o tingimento por tintas tóxicas.

Até existe jeans Sustentável e Ecológico,  atualmente as fábricas estão se conscientizando que o mercado desse tipo de produto cresce e quem não se adequam.


Vantagens do Tecido sustentável

As fibras orgânicas de tecidos sustentáveis, não usam produtos químicos, economizam energia e tem uma pegada ecológica muito menor que o tecido industrial. Uma roupa com Algodão, bambu ou cânhamo, ou qualquer outra fibras orgânicas ou de tecidos sustentáveis na maioria das vezes foi produzida sob condições seguras de trabalho, livre de agrotóxicos e pesticidas.

Ao comprar uma roupa fabricada com fibra orgânica, além de não ser tóxica, ela vai durar muito mais, pois não tem produtos corrosivos em sua fabricação. Já que as peças são mais duráveis, podem ser usadas em varias temporadas, compre o básico e dé preferencia a peças que não vão ” sair de moda ” por ser clássicas.

Seja susténtavel até na hora de lavar

Comprar uma roupa sustentável é apenas o primeiro passo para uma moda ecologica, na hora de lavar, sempre com água fria e sabão biodegradável. 

Peles, couros, seda e lã são sustentáveis?

Os veganos ou vegans são contra a utilização de peles e couros de animais, alguns um pouco mais radicais chegam até não usar seda ou lã, mas já algumas pessoas não veem razão para chegar a tanto e disperdiçar esse item. O problema do couro é que leva muitos produtos quimicos para ser amaciado.

Recicle!

Você pode ver o nosso artigo 10 Maneiras Bem Diferentes para Você Reciclar suas Camisetas e tirar boas sugestões de reciclagem.


Eco Fashion Week

Onde Sustentabilidade e Moda andam juntos, Eco Fashion Week é o reduzir, reutilizar e reciclar em um novo patamar da moda e já está em sua quarta temporada. A Eco Fashion Week é um evento de moda que mistura a alta costura com a busca pela sustentabilidade. Para isso, os estilistas usam tecidos ecológicos, naturais, orgânicos, além de criarem peças com materiais recicláveis e reutilizáveis.

Fonte da notícia: Vidasustentavel.net



Nenhum comentário: