sexta-feira, 20 de julho de 2012

Moda sustentável: algodão da Paraíba em Paris

No início de julho, o algodão colorido da Paraíba esteve em exposição da Who´s Next Prêt-à-Porter Paris, feira de moda que reúne marca de 20 países no Parc des Expositions em Porte de Versailles, na capital francesa.
Um dos setores da Who´s Next Prêt-à-Porter Paris. Foto: Divulgação.

O estande da Natural Cotton Color esteve no setor Private durante o evento. O grupo de confecções e ateliês de moda sustentável da Paraíba apresentou a coleção Verão 2013: roupas, sapatos e bolsas produzidos como algodão colorido cultivado no interior do Estado. Detalhes artesanais como renda renascença, macramê e bordados deram ainda mais valor agregado às peças apresentadas.
Segundo a empresária Francisca Vieira, líder do grupo, a alteração da data do evento — para coincidir com as férias de Verão — foi um erro estratégico. “A data foi antecipada para atrair mais público. No entanto, a feira não é de varejo. Além disso, a data coincidiu com a início da temporada de liquidação das lojas de varejo na França (soldes). Muitos empresários (distribuidores, representantes e donos de loja) não conseguiam realizar pedidos porque ainda não podiam avaliar o volume de vendas da liquidação, ou seja, não sabiam se compravam ou não porque ainda não tinham o balanço final do estoque das lojas”, disse ao blog.
Para a empresária, este equívoco talvez tenha ocorrido porque é o primeiro evento depois da recente fusão da Who’s Next com a Prêt-à-Porter Paris. “Acredito que antecipação do evento realmente afetou o volume de vendas, que ficou bem abaixo do esperado. Apesar disso, o resultado foi positivo: vendemos para clientes da Grécia (Ilha de Rodhes), para o Caribe (Ilha de Guadalupe) e também para a Suíça (Genebra)”, revelou ao blog.
Estande Natural Cotton Color na feira de moda Who´s Next Prêt-à-Porter Paris. Foto: divulgação.
A Who´s Next Prêt-à-Porter Paris é dividida em setores:
FAME: restrita a 200 expositores das marcas mais luxuosas e poderosas do mercado, PRIVATE: confecções com coleções diferenciadas e atemporais. MR. BROWN: moda jovem, calçados, acessórios e complementos masculinos Streetwear. PREMIERE CLASSE: espaço para novos talentos — designers de sapatos, bolsas e acessórios como jóias, chapéus e lenços — selecionados pela curadoria do evento. LE CUBE: voltado para produtores de acessórios em couro como bolsas e acessórios de viagem. MESS AROUND: apresenta as principais marcas de calçados para mulheres, homens e crianças.
Algodão ecológico da Paraíba (já nasce colorido, sem uso de aditivos ou corantes) é base de toda a coleção apresentada pelo grupo Natural Cotton Color em Paris.
Confira algumas fotos abaixo:
Vestido Francisca Vieira, sandálias Comparoni e colar escamas Babel das Artes.
Colete e calça D’Cotton, sleeper Comparoni e colar palha Babel das Artes.
Macacão Francisca Vieira, sapatos Comparoni e colar osso Babel das Artes.

Nenhum comentário: