quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pneu reciclado na Moda

Bom dia amigos leitores, ontem em minhas andanças pela internet encontrei um blog muito legal, onde Lu Jordão e Cris falam sobre moda, arte, decoração, etc. Elas possuem uma marca que tem mesmo nome do blog, se tiverem interesse acessem a loja virtual: http://www.duasmodaearte.com.br/

E o blog: http://duasmodaearte.wordpress.com/

Com a devida autorização das meninas peguei emprestado alguns posts do blog delas.

Um deles fala de uma marca do Canadá de jóias feitas de pneu reciclado:
"Em nossas andanças pelo mundo virtual, chegamos a grife Canadense OTRA, com um linha de jóias feitas de pneus reciclados. O site da marca explica sua filosofia criativa assim: “A OTRA nasceu com desejo de criar a partir de materiais reciclados. A borracha é um verdadeiro desafio da indústria hoje. Na verdade os produtos de borracha são difíceis de reciclar, pois podemos transformá-los por aquecimento ou compactá-los. Na maioria das vezes os pneus acabam em aterros sanitários. A única reciclagem de borracha válida hoje em dia é mecanicamente quebrar o material, e reintegrá-lo em outros processos de fabricação. As aplicações mais comuns são as decorrentes do alcatrão, que é usado para revestimentos de piso de borracha para os esportes, colchões.”

O site também explica como se dá o processo criativo: “Nós coletamos os tubos nas lojas de reparação de bicicletas. Depois de limpos, cortamos tiras de larguras diferentes, utilizando uma ferramenta que criamos para este fim. Esses fios da borracha tornaram-se nossa matéria-prima e estão na raiz de todos os nossos projetos de jóias. Com essas tiras oferecemos formas de alta capacidade e padrões. Em nosso trabalho, mantemos o produto em seu estado bruto, sem lançar mão dos produtos de borracha tais como solventes, tintas ou cola. Todas as jóias são montados com pinos e cabos de aço.”
Um processo correto do inclusive na execução do projeto. O resultado? Confira você mesmo…"

Para mais informações acessem o site da marca: http://www.designotra.com/ 







Fonte do post: http://duasmodaearte.wordpress.com/2011/02/05/inspiracao-do-dia-otra/


O Outro post fala de uma Marca Brasileira de acessórios feitos com Câmaras de ar (de Pneu):
Ainda no blog Duas Moda e Arte, as meninas do blog descobriram e entrevistaram Renata Campos, design de acessórios: Cintos, bolsas, carteiras, corpetes... Só que tem um grande detalhe tudo tem como matéria-prima principal a reutilização de câmaras de ar de pneu.
Abaixo trecho do post extraído do blog sobre o assunto:
"Nos encantamos com a história, trajetória, objetivos e resultado da arte sustentável de Renata Campos. Vale registrar que no começo, ela percorria as borracharias de sua cidade em busca das câmaras. Renata nos explicou: [" Hoje, as adquiro de uma empresa (Mazola) que trabalha recolhendo e armazenando materiais que precisam de descarte correto, como: baterias, pneus velhos, câmaras de ar, embalagens de agrotóxico, etc. Também devolvo meu lixo, ou seja, o refugo que sobra dos meus cortes para essa mesma empresa, que me garante um certificado de descarte correto"]. Ou seja, o processo de reaproveitamento que Renata usa na concepção de seus produtos é correto do início até o final.
Nesta matéria, trabalhamos para oferecer toda espécie de informação sobre o reaproveitamento de câmaras gerando um resultado com o aspecto lindo do couro porém, com a marca impressa de que a cada produto adquirido, além do estilo, você também incentivará a sustentabilidade, literalmente vestindo o ideal de um mundo melhor. Entendemos também que todo ideal tem que vir cercado de muito amor, dedicação e determinação."

Se quizerem ler a entrevista de Renata Campos ao Blog Duas Moda e Arte acessem: Duas Moda e Arte

Algumas fotos da coleção da Renata Campos - Design Sustentável:


Lindas peças né?? Cada dia mais fico feliz de conhecer e apreciar essas grandes idéias dentro da moda que só fazem provar que é possível fazer Moda Ecológica sem perder beleza e estilo!! Parabéns Renata Campos, Otra e meninas do Blog Duas Moda e Arte!!!

2 comentários:

PASH disse...

Olá, acabamos de conhecer o blog e amamos!
Parabéns pelo trabalho, temos uma marca de loungewear em SP que tem tudo a ver com o blog, passa lá para conhecer e seguir nosso blog...
http://pashloungewear.blogspot.com/

Beijinhos
PASH

Pneus Facil disse...

Muito show a ideia, pneus reciclados podem ser tornar de tudo.