segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sistema mede impacto ambiental dos produtos de moda

Levi Strauss & Co, Nike, Target, Adidas e Timberland estão entre as cerca de 100 empresas de moda que desenvolveram um software capaz de ajudar a medir o impacto ambiental causado pela produção de cada peça de roupa ou sapato, desde a matéria-prima, a fabricação, a distribuição e até os resíduos.
Segundo artigo publicado pelo Wall Street Journal, a ideia é prestar atenção nas consequências ambientais ao desenvolver um produto. As empresas ainda planejam criar uma etiqueta ecológica indicando o quanto a roupa prejudica o meio-ambiente – isso funcionaria nos mesmos moldes da classifação de consumo de energia dos aparelhos elétricos que já existe no Brasil.
O projeto Eco Index tem três anos e facilitará a comparação da responsabilidade ecológica de cada marca por parte dos consumidores. Ele será lançado em agosto na feira de varejo Outdoor Retailer em Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Embora a indústria da moda não pareça estar entre as mais poluentes do mundo, processos como o beneficiamento do couro e a produção de fibras sintéticas geralmente envolvem resíduos químicos tóxicos e usam uma grande quantidade de petróleo e outros componentes que liberam compostos voláteis. Plantações de algodão demandam uma imensa quantidade de água e muitas vezes o sistema de manufatura das roupas, com produção dos tecidos em um país, corte e costura em outro e venda num terceiro lugar, faz com que algumas peças circulem o mundo duas vezes antes de chegar às lojas.


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