terça-feira, 26 de outubro de 2010

ECOCHOICE: CHEGA AO BRASIL PRIMEIRA LOJA VIRTUAL E MULTIMARCAS DE MODA ECOLÓGICA

Oi Pessoal, tudo bem com todos? Quero agradecer todos os comentários que recebo fico muito feliz quando leio eles. Hoje estou para falar melhor da loja virtual de roupas ecológicas EcoChoice. A alguns posts atrás eu já havia colocado o site desta loja, mas hoje trago mais informaçõe sobre ela.

E fiquei muito feliz quando uma das sócias dessa loja virtual, me enviou um e-mail me passando o release da empresa e dizendo que meu blog serviu de inspiração para a criação da loja. Obrigado Carol Vermelho!
Iniciativa pioneira de empresárias paranaenses destaca enorme
potencial deste novo nicho de mercado

Dados de uma pesquisa do Ibope sobre o consumo no século XXI apontam que 63% dos brasileiros estão dispostos a mudar de estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e que 71% pagariam mais por produtos que não causem danos à natureza. Aliado a este estudo vem o crescimento consistente das vendas pela internet, cujo faturamento em 2009 chegou à casa dos 10,6 bilhões de reais e que, em 2010, prevê alcançar a expressiva marca de 13,6 bilhões. Neste cenário, acaba de nascer a Ecochoice, primeira loja virtual e multimarcas do segmento moda ecológica no Brasil. Iniciativa pioneira de duas empresárias paranaenses, Carol Vermelho e Janete Schmidmeier, a marca pretende suprir a carência de um nicho de mercado relativamente recente, porém muito promissor.
Tendo em mãos um investimento inicial pequeno para começar o negócio, cerca de R$30 mil, a dupla de sócias vem superando dificuldades com muita criatividade, estudo sobre o mercado e uma dose de ousadia, que as tem garantido parcerias interessantes com empresas que acreditam no potencial da Ecochoice. “Queremos mostrar às pessoas que sim, é possível ter um consumo mais consciente sem abrir mão de estilo e qualidade. Para isso, estamos apostando em produtos bacanas, longe daquela percepção de ‘ativismo’ ou ‘produto para bicho grilo’ que costuma-se ter da moda ecológica”, conta Carol, destacando que a preocupação da Ecochoice foi, desde o começo, apostar numa gama de produtos bastante variada, que atingisse vários públicos, mas com grande comprometimento com qualidade e origem.
Janete Schmidmeier explica que, hoje, há empresas que pregam ser ecológicas, mas no fundo não passam de uma enganação para o consumidor. “Fizemos uma busca minuciosa pelos melhores fabricantes deste segmento, sempre avaliando qualidade e honestidade no ramo de ecológicos. Este é um trabalho que realizamos incessantemente, pois queremos trazer novidades para nossos consumidores. Após seis meses de trabalho, já contamos com excelente portfólio de marcas”, revela, listando alguns de seus principais fornecedores, entre eles a Joyful e a Raiz da Terra (roupas), a Tuitá (sapatos, bolsas e malas), a Maria Buzina (acessórios) e a Chá & Arte (cosméticos). “Em breve, também contaremos com a parceria da Cativa Natureza, que é representante no Brasil da maior linha de cosméticos orgânicos do país, e também
com a Universo Íntimo e a Laços, para pijamas e lingeries”, adianta.
Além dessas marcas, a Ecochoice é apoiadora de vários artesãos individuais que lhes fornecem os mais variados itens. A empresa também se associou ao Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ao projeto social realizado com as catadoras de lixo da cidade de Araucária,
também no Paraná, que produz bio jóias a partir do vidro descartado. “Este apoio a projetos sociais torna o trabalho bastante gratificante. Pretendemos ampliar, e muito, a linha de produtos feitos em projetos como este”, comentam as sócias, destacando que a aposta numa loja virtual foi o melhor caminho para garantir
o acesso ao maior número de pessoas à Ecochoice, pois assim não há limitação geográfica. O mercado de produtos ecológicos está apenas engatinhando no Brasil. Já há muitas e boas iniciativas, e as empresárias da Ecochoice acreditam que estão  no caminho certo, apesar de ainda identificarem desafios. “A moda ecológica ainda é uma desconhecida do grande público, que a compara com produtos sem charme e rústicos demais. Outro problema é o preço, pois como a matéria-prima e a produção ainda não estão amplamente difundidas, os custos são mais altos, encarecendo o preço final dos produtos”, comenta Janete. Para ela, outro ponto que precisa ser superado é a barreira da padronização de tamanhos nas confecções brasileiras. -“Como não temos esta padronização, as pessoas ficam mais inseguras para efetuar a compra de vestuário pela internet. Mas estamos investindo em formas de apresentar o nosso produto com o máximo de clareza
para o consumidor, com muitas fotos e descrição detalhada sobre medidas, características, caimento, entre outros itens que levam as pessoas a decidirem pela compra de uma peça de roupa.”

Sobre as sócias da Ecochoice:

Tanto Carol Vermelho quanto Janete Schmidmeier são mães de duas meninas cada. Muito mais do que sócias de um negócio, elas se dizem mães unidas por um ideal de contribuir para a construção de um planeta melhor para futuras gerações. Carol, 34 anos, casada, é administradora formada pela UFPR e com pós-graduação em gestão empresarial pela PUC-PR. Trabalhou 12 anos na iniciativa privadas em grandes empresas de varejo atuando principalmente nas áreas de Marketing, Gestão e RH.

Janete, 37 anos, também casada e administradora formada pela UFPR, possui experiência de 15 anos em grandes empresas na área de Gestão e RH. Também gerenciou a unidade de empresa prestadora de serviços focada em trade marketing por dois anos.

Um comentário:

ecosouvenir coletivo solidário disse...

Parabéns pelo trabalho! Nosso grupo de Economia Solidária produz sacola e vários outros produtos com a reciclagem (upcycle) de banner. Gostaríamos de saber da possibilidade de disponibilizar nossos produtos na Loja Virtual.Nosso e-mail é:ecosouvenir@ecosouvenir.com.br