terça-feira, 19 de outubro de 2010

Projeto transforma velhos jeans em peças exclusivas

O projeto Limonada Moda Customizada, foi criado em 2008 visando o reaproveitamento de peças jeans para a produção dos mais diversos artigos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Janaina Ramos, a ideia surgiu do trabalho de conclusão do curso de design gráfico da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). "Pensamos em utilizar o jeans, por ser um tecido forte, resistente e facilmente encontrado em todas as camadas da sociedade. Um artigo que se tornou tão popular e que pode ser usado em diversas ocasiões e com incrível versatilidade", explica. 
Janaina Ramos, designer, formada pela UDESC / Divulgação 
O trabalho recebeu nota máxima e, desde então, a aceitação e popularidade do projeto vem crescendo entre os consumidores, com cada vez mais adeptos. "A comercialização é feita sob encomenda através do site, despachadas para todo Brasil e todas as peças são exclusivas", diz Janaina.
O nome do projeto "Limonada Moda Customizada" surgiu a partir do conceito de que um limão pode ser azedo e facilmente descartado, mas uma limonada é doce, e surge da união de vários limões. O jeans, quando não pode ser mais utilizado, torna-se lixo e problema ambiental "azedo", mas se for unido a outras peças, dá origem a um novo produto, com "doce" valor agregado e simbólico.
 Peça produzida pela Limonada Moda Customizada / Divulgação
O processo de produção das peças procura seguir padrões ecosustentáveis e possui os seguintes diferenciais:
Reutilização de Jeans - Um dos produtos mais poluentes da indústria têxtil desde sua produção até seu descarte - o jeans é, ao mesmo tempo, a peça de vestuário mais democrático do mundo, sendo consumido em todas as camadas sociais de quase todos os países do mundo. A limonada surge como uma alternativa ao descarte do jeans que geralmente iriam poluir o meio ambiente.
Produção artesanal - A Limonada utiliza as boas práticas de comércio e trabalho justo e adota técnicas de produção artesanal em seus produtos, o que torna cada peça exclusiva e original.
Uso de materiais não poluentes - Em seus processos de estamparia, utiliza produtos à base de água e procura sempre
pesquisar fornecedores que adotem processos de produção sustentáveis.
Comercialização online - Eliminando a necessidade de espaço físico e visando atingir um maior número de clientes, os produtos limonada são vendidos somente pela internet, através da sua loja virtual.
No mundo contemporâneo e complexo do século XXI, a Limonada Moda Customizada surge como uma alternativa para um consumo consciente e ambientalmente responsável.

Visite o site do projeto Limonada Moda Customizada: www.limonadamoda.com.br.

Fonte da notícia: Midiamoda.com.br

Nenhum comentário: