Hoje gostaria de mostrar para vocês uma postagem que foi feita no blog da minha amiga Mari Pacheco, o blog Dona Marokas, sobre o meu projeto Mini Estilista. Amei a postagem!
"Fala pra Marokas: Projeto Mini Estilista
Hoje vamos mostrar um projeto incrível, o Mini Estilista! A Micheli Hoffmann, além de ser a criadora da iniciativa, também coordena e cuida de todos os detalhes. É um belíssimo exemplo de como aquilo que fazemos com amor tem tudo para dar certo. O começo da história dela foi inusitado, quando a Micheli trabalhava na biblioteca de uma escola, isso lá em 2011, ela percebeu que as alunas adoravam vê-la desenhando croquis – afinal, a moda é a sua paixão e formação. Em pouco tempo, as meninas se reuniram e pediram que ela ensinasse a turma a desenhar. Pronto! Nascia aí uma ação linda.
Depois do incentivo das alunas, a Micheli apresentou um projeto de Oficina extra-curricular aos diretores da escola onde trabalhava. Com tudo aprovado, as alunas de 10 a 14 anos passaram a ter 1 hora de aula por semana. No começo, o conteúdo era desenho de moda, história da moda e tudo que envolvesse o ramo. O sucesso foi total! No outro ano, 2012, ela começou uma turminha de 6 a 9 anos, com um didática adaptada a idade delas.
Neste ano, 2013, as crianças ganharam um novo foco dentro das oficinas: a Customização e a Eco bijus (feitas com materiais recicláveis). Por ter uma formação na área ambiental, Micheli aborda assuntos super importantes. “Decidi mostrar a essas crianças a importância da Sustentabilidade na Moda, principalmente por ser uma área tão focada no consumismo desenfreado e no problema de grande geração de lixo e de poluição que causa”, conta.
Na Eco bijus, as crianças utilizam jornais e revistas velhos, garrafas pet, caixas, latas e lacres de alumínio, entre outros. Juntando tudo isso com algumas peças básicas de biju para dar acabamento. A oficina funciona atualmente na Escola da Ilha e no Colégio da Lagoa, com duas turmas de diferentes idades em cada colégio e na Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, no Estreito, com uma turma de 10 a 18 anos. Na Biblioteca é o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis que a remunera, as alunas não pagam nada!
O resultado é recompensador! “A experiência para mim é inexplicável, pois sou formada em Moda e Gestão Ambiental e é muito gratificante lidar com crianças. Amo o que faço e quero me dedicar a fazer isso cada vez melhor, levando sempre algo lúdico envolvendo a Moda e principalmente a Sustentabilidade, focando sempre em explorar a criatividade e a consciência delas. Sei que estou plantando uma sementinha nelas desde cedo. Fico feliz de pensar assim!”, finaliza Micheli. Não é um belo exemplo?"
Acessem o blog e leiam também outras postagens muito interessantes: Donamarokas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário