segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

É lei: agora todo mundo tem de reciclar os resíduos que produz!!!

Tão bom iniciar este novo ano com uma postagem de uma notícia tão boa! Fiquei tão feliz quando soube que agora é LEI separar e mandar para reciclagem o lixo gerado em nossas casas, comércios, etc. Parabéns governo por este pequeno avanço, porque precisamos de muito mais atitudes como está! 

Abaixo segue a notícia que li no site do Diario Catarinense (Jornal de SC).

Norma nacional recém-regulamentada prevê multa para quem não separar as sobras

 Se a lei for cumprida, as cenas de lixo acumulado nas ruas devem ser mais raras
Foto: Gilmar de Souza

Desde o dia 1º de janeiro, está em vigor a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo principal é intensificar as ações de educação ambiental para melhorar as condições do meio-ambiente brasileiro. A normal nacional récem regulamentada prevê multa para quem ainda não separa adequadamente as sobras domésticas.
A nova lei trata da redução do uso dos recursos naturais. O projeto tramitou no Congresso Nacional por 21 anos, foi sancionado pelo presidente Lula no início de agosto e no dia 23 de dezembro foi publicado no Diário Oficial da União o decreto de regulamentação.
A nova política impõe multa de R$ 50 a R$ 500 a quem não separar o lixo. Prevê também obrigação às prefeituras de coletarem separadamente o lixo orgânico do reciclável e estabelece a "logística reversa": empresas, indústrias, produtores, comerciantes, distribuidores e consumidores são responsáveis pelo destino correto dos resíduos que produzem. 

Confira como separar corretamente os resíduos:

Comcap fiscalizará a lei em Florianópolis

De acordo com o secretário-adjunto de Habitação de Florianópolis, Nelson Bittencourt, será elaborado um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para instruir a população e os responsáveis pelo desenvolvimento do plano.
A lei vai estruturar o funcionamento, realização e divulgação dos projetos de cada município, e eles deverão realizar seus planos de gerenciamento conforme a norma nacional determina.
Em Florianópolis, o primeiro passo será a reestruturação da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), responsável pela coleta do lixo na Capital. A Comcap fiscalizará a política.
As multas para quem não estiver de acordo com a lei devem começar a valer depois que comunidade tiver conhecimento do Plano de Gerenciamento.

Confira o que ocorre quando os materiais são reaproveitados e quando são desperdiçados:
Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: