segunda-feira, 1 de março de 2010

Calçados Ecológicos

Já foi o tempo que os calçados eram confeccionados em couro. Para sua confecção era necessário que algum animal morresse para poder ser utilizado o seu couro, graças ao avanço tecnológico é possível confeccionar calçados com a aparência e maciez do couro sem que seja usado um só pedaço de pele animal, pois é tudo feito a partir da tecnologia de ponta na confecção e encanto da moda calçadista. Esse projeto foi elaborado em base a proteção do meio ambiente e para acabar com o aumento da violência contra os animais que deixou algumas espécies em extinção.

O que Melhorou?

A utilização de materiais recicláveis e que causam menos impacto ambiental e esses materiais tem o seu ciclo de vida diminuído se comparado aos demais materiais utilizados na confecção. Esses materiais de leve impacto ambiental tem sido de grande procura pelos ambientalistas para que as industrias possam utilizar esse tipo de produto na confecção dos calçados ecológicos, biodegradáveis. E o melhor é que não perdeu a qualidade, mas ganhou durabilidade e liberdade de movimentos, para o conforto dos pés.


Quais os Processos

Os processos que mais se salientam na fabricação de calçados são, a colagem e a costura, que agora vem com cara nova, pois as costuras passarão a ser feitas com algodão resistente e a colagem será desenvolvida sem solventes petroquímicos, e dessa mesma forma o acabamento dos calçados é feito o mais natural possível. Esse tipo de trabalho acompanha a tendência da educação ambiental e sustentabilidade que esta cada vez mais presente na indústria calçadista. É um projeto futurista que esta dando certo e esta cada vez mais sendo aderido pela indústria, não só calçadista, mas em outros setores também. A final se não cuidar-mos do nosso planeta quem o fará?


A Crise no Setor

O Rio Grande do Sul é responsável por 40% da produção nacional de calçados, mas com a crise atualmente varias indústrias fecharam e outras tiveram que demitir uma boa parte dos seus funcionários a fim de poder se manter, pois com a globalização ficou difícil competir com paises onde a mão de obra é quase de graça baixando o custo do calçado. Dessa forma começaram a entrar no país pelos portos calçados com preços muito inferiores aos brasileiros, por esse motivo que a industria calçadista sofre com a crise mundial e procura se manter desenvolvendo novos projetos em prol da sustentabilidade, conscientizando o consumidor na hora da compra.

Concluindo

Quanto menor for o impacto ambiental causado por um produto maior deverá ser o seu consumo, pois dessa maneira estará ajudando a manter e salvar o meio ambiente. A confecção de calçados com materiais de pouco impacto ambiental, esta ganhando uma tendência nova que é a produção dos calçados biodegradáveis, pois a preocupação quando ele não estiver mais sendo usado seu descarte seja tão fácil com o de qualquer material orgânico de alimentação.

2 comentários:

Luiz Diniz disse...

Olá, boa tarde.
Pesquisando sobre moda sustentável, achei o seu blog. Gostei muito do post com o Geová, e por você está mantendo sempre o espaço atualizado. Pelo jeito, eu sou o seu 1 seguidor homem...hehe Parabéns pela iniciativa e criatividade. Depois eu volto.

abraço, Luiz.

Consultora Educacional disse...

Somos leitores assíduos do seu Blog. Um abraço, Equipe do site Analista de Suporte.