terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A grande velocidade do tempo

Olá Pessoal, hoje trago apra vocês algo diferente e especial, um amigo meu escreveu um artigo de reflexão sobre essa nossa era de informação rápida e excessiva. Leiam e tirem suas conclusões!!!


A grande velocidade do tempo
Não se assuste. O fim do ano já está aí! Pra Copa do Mundo falta muito pouco mesmo e o Carnaval mais uma vez chegou. E vai uma dica: Não deixe pra amanhã, o que você possa fazer hoje.
Todos percebemos que a cada ano que passa, as coisas acontecem mais rápidas. Quem nunca disse aquela velha frase: nossa... Como o ano passou rápido. Parece que foi ontem! E não é ilusão; é a mais pura realidade.
Segundo estatísticas, consumimos altíssima taxa de informações por dia, o equivalente a uma bíblia por semana. Um estudo feito nos EUA mostrou que grande parte das pessoas passa quase 12 horas por dia consumindo informação; leem ou ouvem mais de 100 mil palavras por dia, que são absolvidas através da TV, rádio, telefone, jornais, revistas, internet, games, filmes, cd/mp3 e ainda muitos outros novos aparelhos eletrônicos que contém muita, ou melhor, muitíssima informação. Somando todos esses meios de comunicação obtemos um tempo de consumo de dados importantes, ou não, de 11,8 horas, o equivalente a aproximadamente 100.564 palavras; ou 34 gigabytes de informação por dia.  
Você deve ter pensado: será que é isso tudo mesmo? No entanto, o que fica bem claro é que: ou ficamos para trás das novidades, ou nos adaptemos a essa “avalanche” de dados.  Possamos não perceber, mas isso tudo faz com que o tempo fique muito rápido, ou seja, quanto mais informações consumimos em um dia, maior velocidade ele passará. Por exemplo: para quem mora no ambiente rural, o tempo é mais lento e bem mais percebido do que para um morador de uma metrópole.
Informação x Notícia
Para aqueles que leram este artigo, recomendo que não é preciso pensar que se informar o quanto mais é a melhor solução, mas sim saber absorver aquilo que te interessa, ou seja, pense que há diferenças entre “informação” e “notícia”. Para alguns, uma determinada notícia é informação e para outros é ao contrário. Por exemplo, muitos acompanham o Big Brother Brasil da TV Globo e por isso aquilo acaba se tornando uma informação. Enquanto outros apenas sabem que o programa existe e não estão nem ligando; então é notícia. E para você? O que é “informação” e o que é “notícia”? 
Renato P. Manfrim

Um comentário:

Khell disse...

Parabéns pro Renato pelas ótimas palavras!! Sociedade do efêmero e descartável.

Beijos, Miiii!! Amo-te!