sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Roupas convertem movimentos em eletricidade com muito estilo


Para a construção dos modelos, buscaram-se projetos de estudantes de design que deram origem a um conjunto de protótipos.

Cores da tendência e caimento perfeito. Essa não foi a principal preocupação do XS Labs ao desenvolver a Captain Electric, mas com toda certeza, a coleção de vestidos criada pela parceria entre designers e cientistas carrega muito estilo e ainda é capaz de converter a energia do movimento em eletricidade.
Os vestidos Itchy, Sticky, e Stiff fazem referência aos aparelhos de segurança e proteção pessoal e, como uma resposta a uma situação de emergência ou medo, transformam a energia cinética liberada pelos movimentos do corpo em luz e sons.

Os grandes colares lembram uma volumosa gola de lã,e também aquele incomodo da famosa gola rolê

Mas no caso da Captain Eletric, a emergência é outra. Sabe aquele puxa daqui e estica de cá lá que "mulheres-contorcionistas" do mundo todo fazem para, literalmente, adaptarem-se às roupas? Pois foi justamente esse incomodo causado por algumas peças de vestuário que motivou a coleção.
“Refletindo a relação histórica entre o desconforto e a preocupação com o estilo, os vestidos restringem e remodelam o corpo (como algumas das roupas convencionais) mas com o intuito de produzir energia suficiente para abastecer-se e atuar eventualmente com som e luz”, explicam os artistas que participaram do trabalho.
A criação parece ter dado respostas positivas à pesquisa que inspirou o seu desenvolvimento. Desde 2007, a empresa investigou possibilidades do vestuário gerar energia, e parece que, finalmente, as roupas podem ter mais uma utilidade, além do simples vestir.


A intenção do modelo Stick é forçar o corpo a mover-se em movimentos acentuados e assim gerar energia

Incomodo x Energia

Para a construção dos modelos, os pesquisadores selecionaram uma série de projetos de estudantes de design e os transformaram em um conjunto de protótipos. Por fim, chegaram a origem das três peças.
"Ao invés de tentar esconder os geradores e seu funcionamento, optou-se abertamente por integrar o conceito ao design de vestuário", afirmam os designers. Conheça um pouco mais sobre cada vestido:
O Itchy tem silhueta de couro costurado, decorado com grandes colares de lã móveis. A sobreposição dos colares, que lembram uma volumosa gola rolê (comumente conhecidas por causarem certa inconveniência em que as usa) incentiva o usuário a movê-los para trás e para frente, gerando a energia que fazem os colares se iluminarem.

A energia armazenada no equipamento do vestido Stiff é capaz de ativar um MP3 player

Já o Sticky é um vestido de couro com capuz destinado a impedir o movimento natural do corpo, com as mangas do vestido amarrados a uma placa rígida presa na cintura. A intenção do Stick é forçar o corpo a mover-se em movimentos acentuados , produzindo energia para abastecer uma série de LEDs integrados em seu bolso.
O equipamento Stiff usa a dificuldade da postura causada pela rigidez muscular como fonte de inspiração. A energia criada a partir de colheitas de movimentos ou pressão sobre a parte traseira do equipamento é capaz de ativar um MP3 player integrado ao capuz.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/roupas-convertem-movimentos-em-eletricidade-com

Nenhum comentário: