sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Colares sustentáveis são tendência em todo o mundo

Nada de pedras preciosas, diamantes ou ouro, os colares feitos com materiais reaproveitados ou reutilizados são tendência no mundo da moda e chamam a atenção dos consumidores pela criatividade e responsabilidade ambiental agregados ao produto.
Com tecidos reaproveitados, eco-plástico ou sementes, as novidades em colares sustentáveis são menos agressivas ao meio ambiente da produção ao descarte, já que com um pouco mais de imaginação poderão render novas peças.
Despontando cada vez mais no mercado (graças ao seu “valor agregado”, que atrai os novos consumidores, mais conscientes), os acessórios feitos de maneira artesanal ou com um conceito (e prática) relacionado ao melhor uso dos recursos naturais também entram nas casas de mulheres em todo o mundo através do famoso “faça você mesmo”.
Confira algumas peças e boas ideias para aplicar na sua produção:


Eco plástico

Apesar do nome pra lá de brasileiro, Batucada é uma grife de acessórios francesa que buscou no Brasil a inspiração para criar uma linha de colares e pulseiras feitas com eco-plástico (sem adição do composto químico ftalato, normalmente usado para deixar o material mais maleável). Os colares feitos em formas orgânicas são resistentes e práticos, podem ser lavados com água e sabão.


Sobras de tecido

Com um pedaço de tecido, um fio de nylon e um alfinete são suficientes para a confecção deste colar. Depois de transpassado com a linha e pregado o alfinete como abotoador, o tecido já se transformou em um colar leve que pode ser usado de maneira despojada e causal. No site Happy Together (em inglês) pode ser acessado o passo a passo da criação com dicas para incrementar um pouco mais a peça.


Renda com aplicações

Quem gosta de dar um toque romântico ao visual moderno sempre lembra das rendas. O detalhe super feminino pode levantar a produção ainda mais com a aplicação de miçangas e pequenos elos que fazem do pequeno bordado uma peça destaque dentro do look. A White Owl se especializou na confecção dos bordados como acessórios e tem no site lindas dicas que podem ser feitas em casa. Já imaginou aplicações com fuxicos ou pequenos crochês?


Marfim-vegetal

Um novo hit vem ganhando espaço em todo o mundo: o marfim-vegetal. Como alternativa sustentável ao marfim retirado das presas de elefantes, a espécie também conhecida como Jarina é uma variedade de palmeira encontrada principalmente no norte da América do Sul. Podendo ser coloridas, as peças confeccionadas com o material são as mais variadas possíveis e não existe limites na hora da criatividade, pois a janira pode ser aplicada a diferentes modelos.

Nenhum comentário: