sexta-feira, 20 de março de 2009

Fibra de bambu: Ecológico ou não?


A fibra de bambu é um tipo de fibra reciclada. Usa-se cem por cento as matérias-primas de bambu, através de métodos físicos como destilação, cozedura, etc.
É fabricada pelo método de fiação em condição molhada. Os seus processos de produção são os seguintes:
Bambu→ pedaços de bambu→ polpa fina→ celulose de bambu→ fibra de bambu


Diferenciam-se das outras matérias-primas têxteis antibióticas por causa de usar aditivo químico, a fibra de bambu opta-se tecnologia alta para proteger as naturais matérias antibióticas e anti-raio ultravioleta quando extrair fiados puros, isso deixa a fibra de bambu obter a função de manter a saúde naturalmente. É uma verde fibra autêntica.
As características da fibra de bambu:
•Antibiótica naturalmente
•Boa higroscopicidade e permeabilidade
•Os tecidos são suaves e moles.
•Anti-raio ultravioleta



-Tecidos de fibra de bambu aparecem em lojas anunciando seu teor “natural e ecológico”. Mas eles são considerados, por muitos, uma fraude que se aproveita da imagem positiva da planta. A principal vantagem do bambu é que ele não precisa ser reflorestado. Ele nasce sozinho depois de cortado.
-O único fator que torna a fibra de bambu “ecológica” é o fato de ser produzida através de uma matéria-prima renovável e de rápido crescimento. Eu não diria ecológica, mas SUSTENTÁVEL. Esse seria o termo correto.

-As fibras naturais do bambu são muito curtas, de 2 a 6 mm de comprimento, e não podem ser usadas para produzir tecido - para isso precisariam no mínimo 30 mm. Porém, através de um processo químico, de risco ambiental, é possível transformar as fibras de bambu em um fio sintético parecido com o nylon e conhecido como fibra de viscose. Um fio de viscose de eucalipto é exatamente igual a um de palha de trigo ou de viscose de bambu.
-O processo de produção de qualquer fibra celulósica artificial tem como primeiro passo a produção de celulose (polpa de celulose), como para o papel. As polpas de celulose para a produção de fibras precisam ser muito puras, o que exige processos químicos avançados. Quem já esteve num raio de 20km de uma fábrica de celulose sabe o cheiro que tem. É o cheiro da poluição.

Fontes:

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha, quando faço côcô ficar um certo fedor no ar. Mas isso não quer dizer que o alimento me fez mal ou que não deveria tê-lo ingerido.