quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Moda surfwear a favor do meio ambiente


Marcas importantes do segmento surfwear vêm testando tecidos reciclados em dois instrutores de esporte na Flórida, Dave Alban e John Hickey (foto 1). Durante suas aulas de surf, eles utilizam cinco bermudas de marcas como Billabong, Arbor Operator, Quiksilver, Reef e Patagônia Wavefarer II.

As matérias-primas em teste são o poliéster, o cânhamo e o bambu. No caso das duas plantas, ambientalistas lembram que estas crescem facilmente, não exigindo a ação pesada de pesticidas, mas ressaltam que estas iniciativas devem vir junto à diminuição do uso de produtos químicos na produção das indústrias e também dos combustíveis gastos até que os produtos cheguem nas prateleiras para os consumidores.

As peças Billabong e Quiksilver foram produzidas com tecido 100% poliéster, fabricado através de garrafas PET recicladas. De acordo com os esportistas, o resultado foi um material mais pesado que os demais (fotos 2 e 3).

Já o modelo Arbor Operator foi feito em fibra de bambu, material que deu flexibilidade, toque de seda e secagem mais rápida (foto 4).

O modelo Reef foi produzido com 55% de cânhamo e 45% de poliéster (foto 5), enquanto a Patagônia Wavefarer II trocou o zíper e o velcro por botões e trabalhou a peça em nylon reciclável. O tecido é leve, seca rapidamente e absorve a transpiração.

Fonte: http://www.surfemfoco.com/?p=215

Nenhum comentário: