quinta-feira, 27 de março de 2008

Mais curiosidades sobre a Fibra de PET

O material reciclado mais precioso depois do Alumínio.

O Brasil já é o maior produtor mundial de alumínio reciclado e caminha na mesma direção com a reutilização nobre do PET, a exemplo do que ocorre na Indústria Têxtil.
O fio de poliéster , obtido a partir do PET reciclado, é uma tendência mundial. A Indústria têxtil, que já tem no poliester convencional uma participação expressiva, terá em breve essa fibra, obtida pela reciclagem do PET, presente em quase todos seus produtos.
O PET usado em embalagens é o melhor e mais puro material obtido no craqueamento do petróleo. Tanto é melhor que substituiu quase todas as embalagens de PVC (Cloreto Polivinilico) conhecidas no mercado devido às suas excelentes características mecânicas.
O fio de poliéster reciclado é a mais recente forma de reutilização de embalagens PET, pois a extrusão de fios requer altíssima tecnologia, contra a comum aplicação deste material, como por exemplo, em fundição e sopro em molde. Sua reciclagem como fibra de poliéster resulta em um produto da mesma qualidade do poliéster obtido diretamente do petróleo.
Vale a pena usar tecidos de poliéster obtido de embalagens recicladas – custo viável para reciclagem, fibra de qualidade. Pense: quantas milhares de garrafas deixarão de boiar nos rios, represas e no mar? Isto é compromisso com o meio ambiente.

O Ciclo da Reciclagem na Indústria Têxtil

A garrafa PET reciclada é extrudada e forma uma fibra. O processo de fiação condiciona o material para o processo de tecelagem ou malharia, e, em seguida, vai para a confecção de artigos de vestuário.
O resultado final é um produto de qualidade tão boa quanto aquele que foi confeccionado com matéria-prima não reciclada, mas com uma diferença fundamental: tem um valor social e ecológico agregado sem precedentes.
Consumir produtos reciclados é valorizar a qualidade de vida, uma nova oportunidade de recuperação e equilíbrio ao meio-ambiente e preservar o futuro do planeta para nossos filhos.

Fonte: http://www.budi.com.br/recicla.htm

3 comentários:

Anônimo disse...

Alem de linda inteligente...

POR ISSO TE AMOO!!!!

;D

Agustina Comas disse...

Olá Myzynha, tudo bem? Sou estilista e moro em São Paulo. Estou procurando tecido plano feito com fibra de poliester reciclado para desenvolver algumas peças da minha coleção. Você sabe de algum fornecedor? obrigada!

Anônimo disse...

Olá, li sua materia, e a alguns dias procuro uma empresa que confeccione o tecido da pet, preciso dele para confecção de bolsas, encontrei uma empresa que faz um trabalho semelhante a ecotess, o problemas é que qd acho uma empresa que trabalha com este tecido eles não fornecem a não ser o produto pronto, gostaria de saber se voce tem conhecimento de algume que fabrique o tecidoe o venda. Obrigada