quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mulheres que dão no couro

Primeiro gostaria de deixar claro minha opinião sobre o assunto que colocarei abaixo.
Não sou a favor de nada de origem animal que venha a maltratar e matar os animais.
Porém a idéia dessa mulheres é boa, pois reutilizar o couro do peixe que seria jogado fora para criar coisas úteis, é muito importante para o meio ambiente, por deixar de gerar o lixo.

Então coloco abaixo a notícia retirada do site: http://pensandoverde.blogtv.uol.com.br/default.aspx
"Mulheres que dão no Couro"
O trabalho do Amor Peixe (Associação de Mulheres Organizadas para Reciclar o peixe) aproveita o coro do peixe – principalmente o da piranha, do dourado, da tilápia e do piavuçu- para fazer carteiras, sandálias, bolsas, capas de agendas, pulseiras, brincos, cintos e coletes.
Joana Ferreira de Campos, presidente da organização, explica o processo: “Primeiro é preciso limpar a ‘caca’ do peixe, numa máquina chamada fulão. Depois salgar, raspar, fazer o tingimento com corantes naturais, eliminar o cheiro, amaciar com óleo de mocotó, secar e por fim passar ferro. A partir daí o couro do peixe, macio, agradável e com cores vivas, está pronto para a fabricação das peças artesanais”.
A Associação tem auxilio de economistas solidários e da WWF. É uma alternativa sustentável e de economia solidária que auxilia a sobrevivência digna de mulheres de pescadores residentes em Corumbá e a reutilização de materiais que seriam descartados, auxiliando também o meio-ambiente. Casa do Artesão tel.: (67) 32332 - 2325

Nenhum comentário: