terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Moda e Meio Ambiente: Como produzir sem agredir a natureza?


Durante toda a evolução da humanidade, inúmeras preocupações foram levantadas e muitas solucionadas, porém, o acelerado ritmo do crescimento tecnológico fez com que preocupações básicas de cuidado e preservação do meio ambiente fossem postas de lado em prol de um mundo mais integrado, globalizado e interativo.

Esse advento da tecnologia e a alta velocidade do fluxo de informações leva, cada dia mais, ao aparecimento de novas formas de construir o mundo, formas de produzir, de outra maneira, elementos que só a natureza nos proporciona.

Contudo, o aparecimento dos processos químicos e sintéticos, revolucionou parte dessa evolução. A maneira com que tudo é desprezado ao final da sua vida útil ou mesmo após o seu processo de produção, nomeadamente na indústria têxtil, é uma grande preocupação atual, ou seja, como privar a natureza de seus efeitos colaterais.

Devemos, como profissionais de moda, nos preocuparmos cada vez mais com esse propósito de preservação ambiental, de sustentabilidade e de retorno às raízes socioambientais. Mas como a moda e o meio ambiente podem conviver em harmônia? Usando fibras, fios e tecidos preocupados com o meio ambiente e que não o prejudique.
A lã é natural, biodegradável e renovável,deixando claro que é possível a relação entre moda e meio ambiente/ Reprodução

Na prática, essa relação entre moda e meio ambiente pode ser vista a partir da utilização de fibras naturais que não usem química na sua produção, desde o fio até a roupa pronta. Uma fibra que particularmente atende essas exigências é a lã, que durante todo seu processo não necessita de produtos químicos, é 100% natural, biodegradável e renovável
.
Assim, olhando de forma diferente os processos primitivos, faz surgir elementos novos!

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Fonte: Audaces.com

Nenhum comentário: