quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alunas “constroem” oficina e coleções de moda

Pessoal, hoje quero contar uma coisa que fiquei muito feliz. Estou atualmente trabalhando em uma escola, claro que não é na minha área, afinal emprego de moda é muito difícil. Entre minhas coleções Freelancer e este serviço fora da área. As meninas lá da escola me deram a ideia de ensina-las a desenhar. Então montei a oficina e estamos desde de agosto trocando conhecimentos. Estou muito orgulhosa das minhas alunas!!!
Hoje o jornalista lá da escola, Ébano Piacentini, escreveu lá no site da escola uma pequena reportagem sobre a oficina, segue abaixo.




Curiosas, algumas alunas do 6º ano, ao descobrirem que a Bibliotecária da Escola, Micheli Hoffmann, é designer de moda, quiseram conhecer os desenhos da estilista – e da curiosidade em conhecer nasceu a Oficina Extracurricular de Moda e Desenho.
Ingrid, Iolanda, Vitória, Érica, Mainá, Beatriz, Julia Garcez, Julia Berndt, Desireé, Morgana, Juliana e Ana Julia estão aprendendo a desenhar croquis do corpo humano masculino, feminino e de crianças para em seguida desenharem peças de roupas, inventarem uma marca e elaborarem uma coleção. 
O resultado do trabalho será apresentado no Arte na Ilha, em Outubro. No evento, as alunas apresentarão minicoleções com o tema geral “Floresta”, desenhadas para estações do ano (primavera/verão ou outono/inverno), segmentadas a um público específico (BeachWear, StreetWear, Casual etc) com um briefing, um resumo em imagens do tema da sua coleção.
Segundo a Professora Micheli, impressiona a qualidade dos desenhos das alunas, o conhecimento que elas têm sobre moda e sua criatividade na Oficina. “Elas fazem desenhos das proporções do corpo com precisão e trazem questões sobre coleções que estão sendo lançadas, vão a eventos de moda. A iniciativa da oficina partiu delas, acho que elas são alunas construtivistas”, brinca.
O Projeto da Oficina de Desenho em Moda destaca que “nesta idade [entre 10 a 14 anos], não se pensa muito ainda em que profissão seguir, mas já passa pela cabeça o que se gosta de fazer (...) Tendo como foco o desenho em moda, mas ‘pincelando’ a moda como um todo, sua história, a oficina tem como proposta principal o desenvolvimento das técnicas básicas para o design de moda, destacando o estilo e talento de cada aluna de forma divertida e descontraída”.
As alunas estudaram a história e a teoria da moda para então trabalhar nos desenhos proporcionais de cânones e croquis, a representação dos detalhes do corpo humano, do vestuário, tecidos, estampas e padronagens, a pintura de cor e sombreamento e a busca de uma identidade nas coleções.
A moda no Brasil – A moda deixou de ser um privilégio de um grupo restrito de pessoas no Brasil, seguindo o movimento do “Pret-à-Porter” mundial, a partir dos anos 60. O surgimento da moda jovem e do Jeans, associado às transformações comportamentais da época, colocou a roupa como um instrumento de afirmação de independência e identidade das gerações que se seguiram. 
Os anos 80, por exemplo, ficaram conhecidos como “Anos Azuis”, pela popularização do Jeans, primeira roupa a ser usada por diferentes classes e grupos sociais, ganhando a marca de ser uma roupa “democrática”. Quem não se lembra da Calça Jeans da Gledson, das Levi’s Five Pockets e da Calça Lee?
Atualmente, o Brasil é uma potência mundial na produção de tecidos para a moda e o país que mais tem faculdades de moda no mundo, são mais de uma centena pelo país. O curso de moda da Udesc está entre os melhores e o mercado de moda no país, e em especial na região sul, esta em crescimento constante com a formação de tantos novos profissionais.
 Fonte: http://escoladailha.com.br/index.php?acao=noticia&idHome=67&nid=134

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Proibição das touradas na Espanha pode influenciar no debate sobre a farra do boi em SC


Prática no Estado é considerada crime ambiental e pode acarretar em até um ano de prisão

A proibição das touradas na região da Catalunha, na Espanha, medida que repercutiu no noticiário do mundo inteiro, pode ser um argumento a mais no combate à farra do boi em Santa Catarina. É o que pensam ambientalistas que lutam pelo fim da prática no Estado, considerada crime ambiental.

— Agora não vai mais existir o questionamento de que "na Espanha pode, então por que aqui não pode?". Essa proibição vai nos ajudar bastante, principalmente na questão moral, pois na questão legal a prática já deveria ter parado há muito tempo — afirma a tesoureira e ex-presidente da Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu).






Apesar de ser crime, a farra do boi ainda é praticada em cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral - Koldeway A. C. / Agencia RBS

Apesar de ser crime, a farra do boi ainda é praticada em cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral
Foto:Koldeway A. C. / Agencia RBS


Por ser classificada como crime ambiental, a prática da farra do boi pode acarretar em três meses a um ano de reclusão. Há ainda um acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a realização da farra.

— O planeta já não condiz mais com essas práticas violentas. Embora sejam contextos bem diferentes, a farra do boi aqui, e as touradas na Espanha, o efeito nos dois casos é o mesmo, que é a violência contra um ser — diz o presidente do Instituto Ambiental Ecosul, Halem Guerra Nery.

Apesar de acreditar que há avanços em relação ao tema no Estado, Nery admite que é mais difícil conscientizar adultos e pessoas mais velhas, e defende a educação das crianças desde pequenas. O Instituto trabalha há dez anos com um projeto de educação ambiental nas escolas, e já ensinou mais de dez mil estudantes em Santa Catarina.

— Mostramos filmes para os alunos, ensinamos que os animais também sentem fome, frio, medo — explica.

A farra do boi ocorre em abril, durante a Semana Santa, principalmente em alguns municípios como Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, Itapema, no Litoral Norte, e Navegantes, no Vale do Itajaí. 


Baseado na legislação ambiental
O ACÓRDÃO 153.531-8 DE 1997 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Considera a farra do boi uma crueldade com os animais, ofensiva ao inciso VII do artigo 225 da Constituição Federal e proíbe sua realização, ainda que sem violência e dentro dos mangueirões, sob pena de responsabilização de seus agentes.
ARTIGO 225 DO CAPÍTULO VIDA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Parágrafo 1º — Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: ... proteger a fauna e a flora vedadas, na forma da lei, as práticas que possam colocar em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou que acabem por submeter os animais à crueldade.
LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS (LEI 9.605 DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998)
É crime contra a fauna praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena: detenção de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Link do post: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3502499.xml

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nova Coleção de Verão 2012 da Eco Wish


Para coleção Primavera-Verão 2011/2012 a eco wish apresenta a coleção Bicycle Chic!, inspirada num movimento que vem ganhando força nas grandes cidades, graças aos seus inúmeros benefícios individuais e coletivos: o andar de bicicleta. Mais do que lazer, pedalar é uma forma de transporte econômico, não poluente, um ótimo exercício e em meio ao caos do trânsito, pode ser muito mais rápido.
Nesta coleção a eco wish trouxe peças delicadas, com modelagens soltas, rendas e franjas, sempre buscando aliar o fashion com o sustentável. Também traz peças básicas e atemporais que possuem detalhes femininos como botões de metal e strass Swarovski. A novidade desta coleção Primavera-Verão 2011/2012 é o eco jeans, produzido com algodão reciclado e poliéster PET. A cartela de cores é composta por tons de rosa, azul, verde, nude e coral, além de branco e preto.
Conheça mais no site www.ecowish.com.br e no @ecowish
Veja o vídeo da campanha: http://www.youtube.com/watch?v=Vl_GOBPbwGU






terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tecidos Reciclados: DENOVO

Oii Pessoal, Estou numa correria, dando aulas de desenho de moda! Estou gostando muito ! Em breve coloco fotos das minhas aluninhas desenhando aqui...

Hoje quero falar para vocês sobre a empresa Denovo, principalmente pelo fato de que esta empresa tem o Denim reciclado!
A Denovo® é uma empresa que pesquisa, desenvolve e produz tecidos 100% reciclados de alta qualidade à partir de resíduos da indústria têxtil e garrafas PET descartadas.


Release:

Ter um produto que ao mesmo tempo atenda às exigências do consumidor e seja comprometido com o planeta: produzindo um tecido que em todo seu ciclo produtivo, respeite o meio ambiente. Nosso objetivo como empresa é desenvolver produtos através de um processo cujo resultado faz toda diferença. Para nós, para o mundo.
Temos uma visão de futuro, um futuro que contribua para o meio ambiente e para a sociedade. Desenvolvendo produtos com simplicidade e inteligência, aliando práticas sustentáveis e métodos eficientes que resultam em produtos competitivos, de qualidade e o melhor: ecologicamente corretos.
Baseamos nosso negócio em três valores fundamentais: Qualidade, eficiência e sustentabilidade. São eles que 
permeiam todas as atitudes e etapas do ciclo de transformação, da matéria-prima ao produto final.






Produtos:
Tecidos 100% Reciclados
Malhas Listradas / moletons / piquets / denim / lonas 

Tudo 100% reciclado, 100% fio tinto.


Contatos:
Rua Serra de Botucatu, 158 Tatuapé, 03317-000 São Paulo, Brazil


http://www.denovo.ind.br/


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BrecholandiaMix - FIBRA DE SOJA

Neste blog tem muita coisa interessante e atual. Informações importantes: Amei o blog!!! Parabéns Maria Eloisa!!! Link do blog: Brecholandia Mix


Está nota é lá deste blog, achei muito legal é sobre a Fibra de Soja:


"A fibra protéica de soja foi desenvolvida na China, já tendo alcançado o estágio de produção industrial. Esta nova fibra já é conhecida como "fibra verde" pela origem da matéria prima renovável. Devido ao baixo peso específico são recomendadas  para a produção de tecidos leves.


PRODUÇÃO


A fibra de soja é produzida a partir de uma pasta obtida do resíduo existente na semente da soja após a extração do óleo. A proteína é destilada e refinada. Posteriormente, é adicionada uma resina biológica que irá modificar a estrutura espacial da proteína. Seguidamente são adicionados altos polímeros e a solução é cozida e estabilizada  por acetilização. Por fim, essa massa passa por um processo de ondulação ou texturização e termofixação e é cortada no tamanho necessário para o  fim que se destina. A fibra se soja possui coloração naturalmente amarelada.


VANTAGENS


Possui uma boa afinidade com a pele humana e possui muitas espécies de aminoácidos que fazem bem à saúde, o índice da proteína é acima de 45%.  As fibras de Soja são excelentes fibras para misturas. Quando misturadas com a Caxemira, por exemplo, realçam a sua maciez e lisura e combinam o conforto e facilidade de lavagem com menor custo. A absorção à umidade é semelhante a do algodão e apresenta uma ventilação superior. Estas fibras possuem um bom efeito  antiestático e são resistentes aos ácidos e raios ultravioletas. São também resistentes a fungos, e apresentam durabilidade semehante à da seda e da lã, e mais  resistente ao mofo que essas duas.

APLICAÇÃO

Por ser uma fibra fina, macia e lisa, é ideal para produção de roupas íntimas, roupas de dormir, de esportes, camisas, roupas para crianças, toalhas e roupas de cama. As exclusivas e excelentes propriedades da fibra de soja são realçadas em prendas 100%, mas também em misturas com outras fibras. "






sexta-feira, 2 de setembro de 2011

‘Fina Estampa’: figurino de Sophie Charlotte aponta tendência do compromisso social e ambiental


Depois de "Ti ti ti", "Fina estampa" vem trazer a moda para a telinha. Mas desfiles e badalos à parte, é o figurino de Sophie Charlotte, a Amália, que promete ficar sob a luz dos holofotes daqui para a frente. Segundo Renaldo Machado, que assina o figurino da novela das nove da Globo com Beth Filipecki, as peças usadas por Amália tem inspiração na tendência atual de comprometimento social e ambiental.
Amália, de "Fina estampa" tem figurino social e ecologicamente correto.
Foto: Alex Carvalho / Divulgação / TV Globo



- Telespectador verá na roupa da personagem esse posicionamento, essas interferências politicamente corretas - conta Renaldo, que adianta ainda: - Algumas roupas dela foram feitas artesanalmente com algodão colorido vindo da Paraíba.

- Ervas, plantas e perfumes também compõem o figurino de Amália e destacam ainda mais seu perfil “eco", que a garota naturalmente carrega, já que vende cosméticos naturais.
Figurino de Sophie Charlotte deve ganhar evidência pelo apelo social e ecológico na novela das nove da Globo.
Foto: Renato Rocha Miranda / Divulgação / TV Globo