quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alunas “constroem” oficina e coleções de moda

Pessoal, hoje quero contar uma coisa que fiquei muito feliz. Estou atualmente trabalhando em uma escola, claro que não é na minha área, afinal emprego de moda é muito difícil. Entre minhas coleções Freelancer e este serviço fora da área. As meninas lá da escola me deram a ideia de ensina-las a desenhar. Então montei a oficina e estamos desde de agosto trocando conhecimentos. Estou muito orgulhosa das minhas alunas!!!
Hoje o jornalista lá da escola, Ébano Piacentini, escreveu lá no site da escola uma pequena reportagem sobre a oficina, segue abaixo.




Curiosas, algumas alunas do 6º ano, ao descobrirem que a Bibliotecária da Escola, Micheli Hoffmann, é designer de moda, quiseram conhecer os desenhos da estilista – e da curiosidade em conhecer nasceu a Oficina Extracurricular de Moda e Desenho.
Ingrid, Iolanda, Vitória, Érica, Mainá, Beatriz, Julia Garcez, Julia Berndt, Desireé, Morgana, Juliana e Ana Julia estão aprendendo a desenhar croquis do corpo humano masculino, feminino e de crianças para em seguida desenharem peças de roupas, inventarem uma marca e elaborarem uma coleção. 
O resultado do trabalho será apresentado no Arte na Ilha, em Outubro. No evento, as alunas apresentarão minicoleções com o tema geral “Floresta”, desenhadas para estações do ano (primavera/verão ou outono/inverno), segmentadas a um público específico (BeachWear, StreetWear, Casual etc) com um briefing, um resumo em imagens do tema da sua coleção.
Segundo a Professora Micheli, impressiona a qualidade dos desenhos das alunas, o conhecimento que elas têm sobre moda e sua criatividade na Oficina. “Elas fazem desenhos das proporções do corpo com precisão e trazem questões sobre coleções que estão sendo lançadas, vão a eventos de moda. A iniciativa da oficina partiu delas, acho que elas são alunas construtivistas”, brinca.
O Projeto da Oficina de Desenho em Moda destaca que “nesta idade [entre 10 a 14 anos], não se pensa muito ainda em que profissão seguir, mas já passa pela cabeça o que se gosta de fazer (...) Tendo como foco o desenho em moda, mas ‘pincelando’ a moda como um todo, sua história, a oficina tem como proposta principal o desenvolvimento das técnicas básicas para o design de moda, destacando o estilo e talento de cada aluna de forma divertida e descontraída”.
As alunas estudaram a história e a teoria da moda para então trabalhar nos desenhos proporcionais de cânones e croquis, a representação dos detalhes do corpo humano, do vestuário, tecidos, estampas e padronagens, a pintura de cor e sombreamento e a busca de uma identidade nas coleções.
A moda no Brasil – A moda deixou de ser um privilégio de um grupo restrito de pessoas no Brasil, seguindo o movimento do “Pret-à-Porter” mundial, a partir dos anos 60. O surgimento da moda jovem e do Jeans, associado às transformações comportamentais da época, colocou a roupa como um instrumento de afirmação de independência e identidade das gerações que se seguiram. 
Os anos 80, por exemplo, ficaram conhecidos como “Anos Azuis”, pela popularização do Jeans, primeira roupa a ser usada por diferentes classes e grupos sociais, ganhando a marca de ser uma roupa “democrática”. Quem não se lembra da Calça Jeans da Gledson, das Levi’s Five Pockets e da Calça Lee?
Atualmente, o Brasil é uma potência mundial na produção de tecidos para a moda e o país que mais tem faculdades de moda no mundo, são mais de uma centena pelo país. O curso de moda da Udesc está entre os melhores e o mercado de moda no país, e em especial na região sul, esta em crescimento constante com a formação de tantos novos profissionais.
 Fonte: http://escoladailha.com.br/index.php?acao=noticia&idHome=67&nid=134

Nenhum comentário: