quinta-feira, 14 de julho de 2011

Campanha Ministério do Meio Ambiente - Resíduos Sólidos

Pessoal, já está rolando na TV, internet, jornais, a nova campanha do Ministério do Meio Ambiente "Separe o lixo e Acerte na Lata", achei muito interessante e resolvi repassar para vocês!!!


"Para que a nova política de resíduos sólidos fosse absorvida o mais rápido possível pela população brasileira, o Governo Federal, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, lançou a campanha “Separe o lixo e acerte na Lata”. O objetivo da campanha é preparar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o País."



O Ministério do Meio Ambiente é o órgão do Governo Federal responsável pela elaboração de políticas públicas para o setor. Para a implementação de tais políticas o MMA utiliza-se de dados estatísticos oficiais que são produzidos e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Com relação à reciclagem o ministério também costuma utilizar dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe).
Apesar da importância no processo de reciclagem, a coleta seletiva só está presente em 443 municípios brasileiros (8% do total). Os números são referentes à última pesquisa feita pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) em 2010.
A pesquisa, CICLOSOFT 2010 também apontou que cerca de 22 milhões de brasileiros têm acesso a programas municipais de coleta seletiva. Mas apesar do número de cidades com esse serviço ter aumentado nos últimos anos, na maior parte delas a coleta não cobre mais que 18%(*) da população local. Confira a pesquisa completa.
Segundo um relatório de 2010 encomendado do MMA ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o País perde R$ 8 bilhões por ano quando deixa de reciclar todo resíduo reciclável que é encaminhado para aterros e lixões nas cidades brasileiras.
Outro dado relevante sobre o tema foi apresentado pelo IBGE na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNDS-2008). Entre 2000 e 2008, o percentual de municípios brasileiros que tinham rede geral de abastecimento de água em pelo menos um distrito aumentou de 97,9% para 99,4%. O manejo dos resíduos sólidos (que inclui coleta e destinação final do lixo e limpeza pública) passou a existir em todos os municípios em 2008, frente a 99,4% deles em 2000. Confira todos os resultados divulgados do PNDS-2008. 
(*) número atualizado pelo MMA.
Para mais informações acessem o site da Campanha: http://separeolixo.com

2 comentários:

Khell disse...

Muito bacana, amiga!! =D

Anônimo disse...

:)

Sabia que vc ia se dar bem,sempre mereceu O Melhor!!

Beijos pra Lili e o Sid