segunda-feira, 3 de maio de 2010

Livro MODA, Design & Modernidade

Ocorreu juntamente com o Donna Fashion DC, o lançamento do livro MODA, Design & Modernidade, da autora Flávia Zambon Tronca, com ilustrações de Renata Perito. Eu comprei o livro, ainda não consegui começar a ler mas para quem se interessar no assunto e desejar ler. Não sei se já chegou nas livrarias, mas ouvi dizer que está sendo vendido na UDESC também.

Foto: ClicRBS - O básico
Sobre o livro: "Síntese de um processo complexo, a moda perpassa por observações, indagações, pesquisa, projeto e execução, movimenta-se e ganha vida além do seu aspecto material, permitindo diversas formas de expressão, intensamente pessoais e intrinsecamente sociais. “Fonte inesgotável para estimular o desejo humano, o tema entrou para academia e deixou de ser sinônimo de frivolidade”, diz Alfredo Beirão Filho * sobre o livro MODA, DESIGN E MODERNIDADE.
A obra vem confirmar que a moda é um fator social, responsável por ditar comportamentos e tendências.  Escrito por Flávia Zambon Tronca, o livro aborda a complexidade do assunto com linguagem acessível e as ilustrações de Renata Perito, estudante do curso de Moda da UDESC, complementam a comunicação.
“O que move a moda é a necessidade de imitação de um grupo. Sem este mecanismo, a moda não ganharia tal proporção”, diz a autora. “Desde os primórdios, é por meio da imitação que a aprendizagem se reproduz e transforma costumes em tradições”. Flávia destaca, porém, que “sozinha a imitação não produz a moda, pois a principal característica da moda é a novidade”.
Segundo a autora, para trabalhar com moda não basta fazer desenhos e dispô-los em uma coleção. “É preciso ser capaz de dar vida ao universo complexo, interligando saberes de diferentes áreas; estar atento aos movimentos culturais e sociais, compreender a psicologia, pois a moda trata, sobretudo, de comportamentos humanos e agregação de valores”.
Flávia acredita que a aparência constituída através da vestimenta define o indivíduo. “Vemos isso facilmente entre os adolescentes que tomam a vestimenta como o principal item de consumo auxiliando na constituição da identidade e demarcação de um estilo”. Ou seja, a moda revela os valores e os objetos com os quais o sujeito se relaciona, revestindo-o de competências.
Retrato de uma época, a moda decodifica histórias de vida e nos faz ver a história da humanidade através de informações culturais, religiosas, sociais e tantas outras."

Um comentário:

Radar Jefferson Kulig disse...

Estamos realizando uma promoção para blogs sobre cobertura do SPFW no desfile do Jefferson Kulig. Caso se interesse mande e-mail para promocao@jeffersonkulig.com.br e aguarde as informações.

1º Lugar: 1 Convite para 1ª fila + 6 convites para sortear entre seus seguidores.
2º Lugar: 1 Convite na 1ª fila + 2 convites para sortear entre seus seguidores.
3º Lugar: 1 Convite na 1ª fila + 2 Convites para sortear entre seus seguidores.