sábado, 24 de janeiro de 2009

Por um mundo sustentável!

No seu dia-a-dia você tem alguma atitude “Eco-Friendly”?

O uso doméstico da água consome cerca de 10% do total, e economizá-la em casa faz muita diferença já que uma pessoa chega a consumir mais de 300 litros por dia na realização das suas atividades cotidianas. Por exemplo: a cada copo de água que você bebe, outros dois copos são gastos para lavá-lo. Por isso, combata o desperdício em qualquer circunstância.
Troque válvulas de descarga por caixas de seis litros. Cada descarga com a válvula gasta de 10 a 30 litros de água.
Prefira duchas rápidas aos banhos de banheira e feche o chuveiro enquanto se ensaboa.
Que tal aproveitar para fazer a barba durante o banho?
Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, lavar as mãos e fazer a barba. Em cinco minutos, uma torneira gasta pelo menos 12 litros de água. Economizando, você gasta de 1 a 2 litros.
Conserte as torneiras que estão pingando. Cada uma pode perder mais de 40 litros de água por dia.
Não lave pisos e calçadas com esguicho. Use vassoura e balde, reutilizando a água da limpeza das roupas.
Use a máquina de lavar sempre com a carga máxima e ligue-a, no máximo, três vezes por semana.
Atenção à geladeira. Guardar alimentos quentes e usar a parte de trás como secadora de roupa (ai, não!!!!) faz o motor gastar mais energia. Deixe-a longe de fontes de calor, como o fogão ou janelas ensolaradas e evite abri-la com freqüência.
Verifique sempre o fechamento da porta e o funcionamento do motor. Se estiver funcionando sem parar, chame um técnico.
Ao utilizar lavadoras, selecione sempre a lavagem a frio. Você economiza 75% de energia em máquinas de lavar louça, e 92% nas de lavar roupa.
Evite máquinas de secar e equipamentos a pilha. Uma pilha precisa de muito mais energia para ser fabricada do que fornece. Se houver real necessidade, prefira as recarregáveis.
Verifique a possibilidade de usar o aquecedor solar em vez do chuveiro elétrico.
Aproveite ao máximo a iluminação natural. Lâmpadas incandescentes (aquelas comuns, sabe?) gastam até 75% a mais de energia e duram bem menos que as fluorescentes. Que tal trocá-las?
Aumente a vida útil de seu computador fazendo “upgrades”. Se for comprar um computador, tenha a possibilidade de atualizações futuras em mente. A fabricação e descarte de computadores, periféricos e outros equipamentos eletrónicos representam risco à saúde e ao ambiente. Na fabricação de um computador de 24 quilos, por exemplo, são usados 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos, dentre eles alguns tóxicos, além de perigosos metais pesados, como chumbo, bário, cádmio e arsênio que contaminam o meio ambiente e estão relacionados a vários problemas de saúde.
Doe ou venda no mercado de usados seus equipamentos antigos.
Procure usar cartuchos de tinta ou tonner reciclados.
Avalie se é mesmo necessário imprimir algo. Se for, ajuste a impressora para o uso de tinta mais adequado. Guarde as folhas usadas e use seu verso para anotações.
Cada brasileiro gera diariamente, em média, 800 gramas de lixo. O lixo anual de uma pessoa é composto por: 90 latas de bebidas, duas árvores gastas com papel, 107 garrafas ou frascos, 70 latas de alimentos, 45 kg de plástico, 10 vezes seu próprio peso em refugo doméstico.
O Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia. Isso equivale a duas filas de caminhões de lixo de cinco toneladas, ocupando o espaço de dez pontes Rio-Niterói. Só a cidade de São Paulo produz, em um mês, lixo suficiente para encher todo o estádio do Morumbi.
JAMAIS jogue papel no chão, nem pela janela do carro. Tenha sempre uma lixeira dentro do seu possante e poupe as ruas de seu lixo.
Recicle e dê sempre preferência a produtos reciclados sempre que os tiver como opção. E separe o lixo.Saiba como separá-lo, dê uma olhadinha aqui.
Quando for fazer compras… leve uma bolsa de lona para carregar seus mimos e recuse as sacolas das lojas. No supermercado, evite ao máximo os sacos plásticos ou procure utiliza-los o mínimo possível.
Use ar condicionado e aquecedores na mais baixa temperatura que conseguir. Quanto mais frio ou quente, mais alto o gasto. E limpe sempre os filtros. Faça o mesmo com chuveiros elétricos.
Mude já! Faça a sua parte. Convença os amigos, recrute a família!!!!

Fonte: www.greenpeace.org.br + wikipedia

Nenhum comentário: