quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Meio ambiente Fashion

A natureza já há um bom tempinho vem nos alertando sobre graves (e alguns irreversíveis) problemas que bichos, plantas e o meio ambiente como um todo sofrem por causa do progresso desenfreado do homem. Mas 2007 foi um ano especialmente voltado para os problemas ambientais, desde relatórios da ONU(Organização das Nações Unidas) até a possibilidade de que o rodízio de carros em São Paulo se torne diário.
E a preservação de nosso desgastado mundo pode ser (e por que não?) garantida a partir de roupas, tecidos e looks que não agridam o meio ambiente. Exemplos não faltam. Um significativo ocorreu no segundo semestre deste ano, quando uma campanha para o fim do uso de sacolas de plástico foi captaneada por diversas personalidades de moda.

Mais ainda, estilistas e grifes diversas desenharam novíssimas e modernas sacolas de pano, que a partir de então, devem ser utilizadas no dia-a-dia, para fazer compras no supermercado, ir trabalhar e carregar objetos pessoais. As tais sacolas ecológicas viraram febre entre os fashionistas.
A conceituada revista Vogue Brasil lançou edição em agosto voltada ao desenvolvimento sustentável e deu mais exemplos brasileiros de como tratar bem a natureza, em iniciativas como a da empresa Alpargatas.
Fabricante dos mundialmente famosos chinelos de dedo, criou há três anos e meio as Havaianas Ipê, que tem desenhos de tamanduás, micos-leão-preto e ararajubas estampados na sola. O projeto chama a atenção do planeta para animais em extinção e reverte seus recursos para o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), situado na cidade de Nazaré Paulista, interior de SãoPaulo.
E tecidos ecologicamente corretos não param de aparecer: desde o pioneiro algodão orgânico, os reaproveitados, como borracha de pneu e lona de caminhão até o couro vegetal, fibras de bambu e de milho, além de corantes naturais, de beterraba e cebola.
Isso porque a indústria têxtil, uma das maiores emissoras de gás carbônico ao produzir tecidos sintéticos e utilizar outros químicos para lavar, tingir e clarear, procura fazer de tudo para isentar sua parcela de culpa em relação ao infelizmente tão em voga aquecimento global. E a adoção de materiais com menos impacto ambiental é imprescindível a qualquer empresa de moda, no Brasil e no mundo!

Fonte: http://megapolomoda.com.br/meio-ambiente-fashion/ - Publicado em 6/01/08

Nenhum comentário: