quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Tecidos ecológicos invadem o mundo da moda

É possível estar na moda e ao mesmo tempo respeitar o ambiente. Foi o que se provou no dia 06/10/2007, no Parlamento europeu o desfile de modelos fabricados com substâncias alternativas à química, normalmente usada pelas indústrias têxteis. "Um jeito colorido de demonstrar que é possível produzir tecidos e modelos da moda sem o uso de substâncias nocivas à saúde e ao ambiente."

Organizada pelo Greenpeace e promovida por quatro eurodeputados, a manifestação tinha por objetivo sensibilizar os deputados europeus. "Esta é uma forma concreta de demonstrar que é possível produzir roupas usando substâncias alternativas", explicou Frassoni, defendendo que "isso não anula a competitividade das indústrias européias, ao contrário: relança a procura na Europa". Da mesma opinião é Guidoni, que elogiou a iniciativa. "A organização destes eventos é importante porque prova que as indústrias são capazes de produzir sem usar substâncias tóxicas. É uma aposta para o futuro porque estamos criando as condições para sermos mais competitivos", explicou Guidoni. Segundo Marco Contiero, responsável do Greenpeace pelas políticas químicas "são muitas as indústrias na Europa e no mundo que abandonaram o uso de substâncias químicas perigosas que, na opinião dos especialistas, são cancerígenas e podem comprometer o sistema hormonal e reprodutor das pessoas". Adidas, Ikea, Nokia, Lego, Mango, Zara e a italiana Chicco são alguns destes nomes.

Nos desfiles de moda na quarta-feira, as modelos da espanhola Agatha Ruiz de la Prada, Luxoir e Mango ganharam de presente um lenço fabricado com fibras alternativas, que ao tato se assemelha a qualquer outro."O problema é a dificuldade de encontrar tais fibras e obter fundos para a pesquisa e a produção", explica Contiero. O que foi apresentado nos desfiles de moda é um jeito inovador de produzir, que segundo os organizadores beneficiará a todos porque nem consumidores nem trabalhadores entrarão em contato com substâncias químicas nocivas. Enquanto isso, se promoverá a pesquisa na Europa.



3 comentários:

Khell disse...

Mi, parabéns pela iniciativa deste blog, uma ótima idéia! Espero que tenha muitos acessos e as pessoas possam ter um pouco mais de conhecimento sobre este assunto que é novo e importante.
Beijos
Khell

F. Solane disse...

Parabens pelo blog, estou querendo fzer uma loja virtual com camisetas e roupas com este tipo de tecidos, etc.
Vc esta me ajudando muito com teu blog, parabens


Fabio.solane@gmail.com

biotissus disse...

Aquí una gran elección de tejidos biológicos:
http://biotissus.com

Biotissus está el principal proveedor bio de tejidos en Francia. Buscamos actualmente a un distribuidor en Brasil. ¡ Póngase en contacto nosotros!
biotissus@aol.com