sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A roupa feita de garrafas PET

Se a sacola plástica demora até cem anos para se decompor, as garrafas do tipo PET podem chegar a quatro séculos contaminando a natureza. Assim, merece aplausos toda iniciativa que se destine a estimular a coleta e aproveitamento desse material, via reciclagem.

Porém, pouca gente sabe que é possível fazer tecidos usando garrafas PET. Uma grande empresa têxtil com sede em São Paulo tem uma linha voltada para roupas profissionais. Nela, utiliza tecidos de composição mista, na qual inclui-se a fibra reciclada, comprada já pronta.

Apesar de seu caráter surpreendente, a roupa em cujo tecido há garrafas PET nada perde em termos de conforto, caimento, beleza e durabilidade. E traz o bônus extra de ajudar na preservação dos recursos naturais. “É o tecido ecologicamente correto”, resume Cristiane Yajima, gerente de Produtos da Divisão Workwear da empresa que compra a fibra reciclada para utilizá-la na confecção de roupas profissionais. Segundo ela, é gratificante, inclusive para os trabalhadores a vesti-las, a consciência de que também estão, de alguma forma, contribuindo para um meio ambiente menos degradado.

Já a empresa que vende a fibra registra, em sua propaganda, o compromisso social estabelecido pela atividade que exerce, posto que a captação de materiais recicláveis é fonte de renda para cerca de 200 mil famílias em todo o Brasil. A fábrica recicla 18 mil toneladas de garrafas PET por ano, montante que é totalmente reaproveitado em forma de fibra. O processo ocorre sem perdas porque o poliéster preserva integralmente as propriedades dos flocos em que são transformadas as garrafas, depois de separadas por cores, lavadas e moídas.

Esse é um mercado que também tende a crescer. “Há empresas que valorizam a questão ecológica”, diz Cristiane Yajima, lembrando que o aspecto social, de estímulo à atividade através da qual sobrevivem tantas famílias, também conta pontos na hora de decidir pela fibra reciclada.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Sou Hoan estudo o 1º ano em Cuiabá-MT. Conheçi seu blog através da Google, pois estaremos apresentado na escola um desbile com roupas de materiais reciclaveis, (projeto de uma Biologa), e gostaria de saber se você tem uma dica de roupa para que posso fazer tanto para menina quanto para menino? Obrigado
Espero resposta pelo e-mail hoanfreitas@ig.com.br

Anônimo disse...

Ola.
Sou estudante de Biologia,estou pesquisando sobre tecidos a partir de garrafas PET ou msm outros tipos de tecidos ecologicamente corretos.
Preciso para desenvolver um projeto.
Caso tenha algum contato ou informação de empresas ou entidades que produzam agradeço se me passar.

liniribeiro@hotmail.com

Vera Falcão disse...

Gostaria de saber se há algum estudo sob o ponto de vista da saúde, já que usando uma roupa dessas ficamos com o PET junto ao corpo: questões como transpiração e alergias.
Grata

Anônimo disse...

Olá!
Preciso urgente de algum lugar que venda tecido ou fibra de pet, p/ q eu possa estar fazendo uma bolsa, ou se você souber de algum outro tecido ecologicamente correto, me informe urgente!!

emyjuliana@gmail.com

Mto Obrigada!!

Sou d SP capital
bjsss

Keroene disse...

Ola sou de São Paulo e tenho interesse me saber desta grande industria com sede em SP, que produz tecidos com fibra de Pet.

Estarei no aguardo.
Grata
Keroene Hespanha Vieira

kerovieira@hotmail.com

Anônimo disse...

olá gostaria de saber mais sobre esse assunto,e tambem de onde eu posso encontrar algum lugar que venda tecido ou fibra de pet ou outro tecido ecologicamente correto.
espero a resposta pelo e-mail
aninha.mj27@gmail.com

Unknown disse...

Olá!sou Rissia da cidades de Mae d Agua na Paraíba. Eu estudo o 9°ano e na escola estamos com um projeto sobre biodiversidade e gostaria que você mim ajude dando dicas de roupas de material reciclado porque vamos mobilizar a cidade e com o fim vamos fazer um desfile com as roupas reciclaveís.

Obrigado! Boa Tarde

Anônimo disse...

Oie, meu nome é Jacqueline e estou interessada em montar uma loja com produtos ecológicos, gostaria de saber se vc tem contato de fábricas que vendem esses produtos tipo roupas, bolsas, etc. Ou qualquer outro contato para ter ideias do que posso colocar na loja! Obrigada!

jacquecvb@hotmail.com

Marina disse...

oi gostaria de saber onde fica esta fabrica em sp. qual o nome?

obrigada
ninahirt@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, estou fazendo um trabalho sobre o meio ambiente, e tive a idéia de fazer um desfile. Queria muito poder contar com a sua ajuda, se você puder me mandar o maior número de fotos e dicas sobre roupas recicláveis ficaria muito grato. Espero a sua resposta, desde já agradeço pela atenção! meu email> p_otoni@r7.com

Anônimo disse...

olá
estou trabalhando sobre isso numa feira de ciências e isso me ajudou muito amei ess blogger

Anônimo disse...

amei

Anônimo disse...

Oi , gostaria de saber porque voces nao respondem os posts. Vi varias perguntas e nenhuma resposta. Tenho as mesmas duvidas de tantos outros.

Grata