quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A Moda e o Meio Ambiente - por Gislaine Bezerra Tourinho

“Conceber um produto integrando o meio ambiente. O ecodesign, cuja primeira definição foi dada por Victor Papanek, participa de um processo que tem por conseqüência tornar a economia mais “leve”. Igualmente chamada ecoconcepção, trata-se de uma abordagem que consiste em reduzir os impactos de um produto, ao mesmo tempo em que conserva sua qualidade de uso (funcionalidade, desempenho), para melhorar a qualidade de vida dos usuários de hoje e de amanhã.” Thierry Kazazian, 2005.
A moda sempre acompanha os principais acontecimentos e fatos que ocorrem no mundo, pois moda vai muito além de ser apenas um negócio, é um instrumento de comunicação dentro da sociedade que anda em paralelo com outros segmentos como: arquitetura, artes, música, design, política, economia e meio ambiente.
A última semana de moda de Paris teve como enfoque o aquecimento global, o estilista Hussein Chalayan desenvolveu sua coleção baseada no conceito da relação clima x corpo e o tempo das coisas. Quando falamos do tempo das coisas, talvez tenhamos achado uma das pontas para começarmos a desatar um dos muitos nós deste novelo chamado Aquecimento Global que vem afetando nosso planeta.
Será que quebraremos paradigmas em relação à moda? Como a obsolescência das roupas ou talvez a valorização do vintage e dos brechós, gosto até pouco tempo apenas para alguns “descolados”. Precisamos consumir menos, mas por outro lado como reação a este novo comportamento cada vez mais serão valorizados os produtos de design, com qualidade e consciência ecológica o ecodesign.
De qualquer forma a indústria da moda deverá se adaptar a esta nova realidade, os estilistas contarão cada vez mais com tecidos tecnológicos e inteligentes, as roupas poderão (e deverão) ser recicláveis.
Fonte: http://www.brasilfashion.com.br/?conteudo=artigos&id=143

2 comentários:

Mônica e Maria Brandão disse...

Myzynha,
Seu blog é excelente. Hoje eu aprendi muitas coisas e conheci outros blogs extremamente educativos.
Parabéns pela forma como repassa a informação.
Vou divulgar o seu blog no meu multiply. Caso queira conhecê-lo: http://artereciclavel.multiply.com ou http://monicabrandao.multiply.com.
Um abraço
Monica

aline disse...

Olá Myzinha,
acabei de ficar conhecendo o seu blog,e achei muito interessante.
Meu nome é Aline,sou graduada em moda e agora vou iniciar um curso tecnico em meio ambiente.Confesso que estava mto confusa em relação a esse curso,embora com mta vontade de fazer,mas me preocupava o fato de ser um assunto fora da minha area,e as dificuldades depois em trabalhar na area.Lendo seu blog fiquei mais esperançosa,de talvez realmente conseguir encontrar um caminho.Gostaria de trocar ideias com vc,se possivel.Aqui esta o link do meu Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15281870521163116084
beijos e parabens =)