sexta-feira, 31 de março de 2023

Moda Circular e as novas tendências desse mercado

 Em um mundo em constante evolução, surgem novos termos e conceitos na temática da moda circular que se tornam cada vez mais comuns entre as pessoas. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre essa tendência e dicas de como participar desse movimento.

O que é moda circular?

Antes de falarmos sobre restauração e customização de peças, é importante entender primeiro o que é moda circular. A moda circular tem como proposta o não descarte das peças, as inserindo novamente no processo de uso. Isso torna o ciclo de vida do produto mais sustentável.

Indo na contramão do estilo de consumo que se tem hoje em dia, onde as peças são compradas, utilizadas e descartadas, em suma, a moda circular vem contra o movimento fast fashion e aumenta a vida útil dos produtos – assim como um dos propósitos da moda atemporal.

Para as empresas, essa iniciativa é uma ótima opção para reduzir seus resíduos e transformar suas atuações em processos mais sustentáveis. Continue a leitura, confira as nossas dicas e saiba mais sobre como aplicar em sua coleção.

Principais vantagens da moda circular para as empresas

Um dos principais focos da moda circular é a sustentabilidade, tema que vem sendo muito abordado nos últimos anos. Por isso, para o empreendedor que deseja estar atualizado com o mercado, ampliar seus consumidores e deixar sua marca atrativa para todos, essa é uma ótima estratégia para sua empresa.

Para gerar mais empatia e responsabilidade ao consumidor, o consumo consciente começa na fabricação dos produtos. Sendo assim, na confecção das peças, a água e a energia são utilizadas de forma a evitar desperdícios, seja fazendo um reaproveitamento ou economia dos recursos. Outra vantagem dessas ações é uma redução dos custos de produção.

Também é necessário lembrar que, ao ampliar o ciclo de vida dos produtos, o meio ambiente deixa de ser tão explorado em busca de matéria-prima. Utilize-se dessa consciência no processo produtivo para valorizar a sua marca.

Geração Z está cada vez mais engajada com as ações sociais e com a sustentabilidade. Faça postagens evidenciando isso aos seus clientes, invista em catálogos e na apresentação da marca. Tudo isso faz com que os seus consumidores estejam mais engajados com a sua marca. 

Consumo consciente e a ascensão dos brechós

O termo consumo consciente vem ganhando cada vez mais força entre os consumidores. Esse movimento consiste em ter consciência sobre o produto que se está comprando, fazendo com que consumidor pense sobre a utilidade desse produto no seu dia a dia, seja ele roupa ou calçado.

Dentro da moda circular os produtos possuem um ciclo de serviço. Ou seja, mesmo que estejam parados no seu guarda-roupa, esses itens não perderam a sua utilidade. Repassar a peça pode ser uma alternativa para que a roupa permaneça no ciclo cumprindo o seu propósito inicial.  

Através desse movimento podemos perceber o retorno do consumo nos brechós, não somente para compras, mas também pessoas desapegando daquelas peças que estão paradas no guarda-roupa.

Os brechós são o maior exemplo de negócio cujo seu principal objetivo é a circularidade da moda. Esse movimento tem crescido não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Esse também é um dos motivos dos brechós on-line ganharem espaço no mercado.

Além dos tradicionais que já conhecemos, os brechós com artigos de luxo são um novo conceito que estão cada vez mais presentes em nosso redor. Por exemplo, muitas vezes por meio dos brechós que as marcas de luxo ficam em contato com possíveis novos clientes, além de atingir um público de novos consumidores que estão preocupados com a sustentabilidade.

Através dos brechós é possível adquirir produtos com excelente qualidade e procedência e dar uma segunda chance para aquela peça que muitas vezes seria descartada, fomentando a moda circular.

Customização de roupas e a sustentabilidade

Além da crescente procura pelos brechós, outro movimento que tem ganhado força na moda circular é a customização das roupas. A customização nada mais é do que a personalização de uma peça, deixando-a com uma cara nova.

Mesmo que a novidade e as tendências estão ligadas diretamente à moda, por conta da nova geração de consumidores, vem surgindo um mercado focado em reviver com customização e até mesmo a restauração de roupas.

E o mais interessante é que esse movimento não está partindo apenas dos consumidores, mas também algumas marcas já aderiram à proposta e estão oferecendo reparo como parte da sua gama de serviços.

Pensando na sustentabilidade e em como querem se posicionar no mercado, esse conceito deve ganhar força dentro das marcas. Não apenas como um produto personalizado, mas como um produto que pode ser reutilizado e ter um ciclo de uso mais longo do que está presente no mercado fast fashion.

Além disso, essa ação contribui com a moda circular, evita que os produtos da marca sejam descartados e possibilita a duração por mais tempo, contribuindo com a sustentabilidade.

Dicas para consertar e customizar suas roupas

Se você deseja entrar nesse movimento também e fazer parte de uma nova geração com consumo consciente, separamos algumas dicas para você consertar e customizar suas roupas e até mesmo dar uma diferenciada nos looks com as peças que já estão no seu dia a dia.

·       Insira aviamentos nas suas peças!

Um clássico para você colocar a mão na massa é pegar aquela peça (pode ser camisa, vestido, saia ou até mesmo calças) que está parada há muito tempo para dar uma cara nova.

Invista em aviamentos como pedraria para trazer um ar de elegância a peça. Nesse momento, use a sua criatividade e utilize a decoração que mais se encaixar com o seu estilo pessoal. Você pode aplicar pérolas, pedras coloridas e até mesmo miçangas.

Outro aviamento muito usado e de fácil manuseio são as rendas. Geralmente, a customização de peças deixa o look mais feminino e romântico. É possível aplicar essa técnica em todas as peças que compõem o guarda-roupa

Outra dica muito legal é que a renda não precisa ser costurada. Contudo, uma opção para facilitar a customização é a colagem da renda. Claro que uma renda aplicada na peça através da costura é sempre mais confiável, porem você também pode usar cola para tecido se não tiver os equipamentos necessários.

·       Customize suas roupas

Sabe aquela calça jeans que está parada? Que tal transformar ela em um short? Além disso, você pode dar um detalhe para sua calça ou jaqueta com o jeans rasgado. Existem várias técnicas para cortar os fios e dar o efeito que você desejar.

Pesquise antes um tutorial sobre a peça que você vai estilizar e se divirta.

Não poderíamos deixar de citar o tingimento, uma forma de mudar completamente uma peça ou apenas dar um toque de cor para aquele item que está manchado no armário.

Existem muitas formas de tingimento no mercado. Até mesmo, algumas são mais sustentáveis, como é o caso de tingir tecidos com borra de café.

Outro meio de fazer mais vezes o uso das suas peças, é ter itens coringas no seu armário, que podem ser usadas para compor diversos looks. Ter no guarda-roupas um blazer com boa qualidade é um ótimo investimento, pois poderá ser usado em diversas ocasiões.

Outra forma é usar de diferentes maneiras a mesa peça. Por exemplo, um vestido pode se tornar uma saia em determinada composição.

Agora que você já esta por dentro do que significa a moda circular e suas vertentes. Que tal incluir essas ações no seu dia a dia? Comece fazendo uma limpa no seu roupeiro, e avalie aquilo que está a algum tempo sem uso. Se necessário, é recomendável passar essas peças adiante ou customizá-las para utilizá-las em novas composições

Continue acompanhando nosso blog para estar por dentro das novidades do mundo da moda e receber dicas de como aplicar essas novidades a sua realidade. Até breve!

Fonte: Zanotti.com.br

Nenhum comentário: