domingo, 21 de maio de 2017

Marcas de roupas sustentáveis que vale a pena conhecer

Moda ecológica, moda sustentável, slow fashion… os números de pesquisa por esses termos no Google aumentam cada vez, uma prova de que os hábitos de consumo do brasileiro estão mudando. Porém, ainda há um longo caminho pela frente, então vamos fazer nossa parte: falar, compartilhar e divulgar cada vez mais marcas de roupas sustentáveis que vale a pena conhecer!


Você sabia existem muitas maneiras de uma marca ser considerada sustentável? Às vezes, aquela loja que você amou saber que é sustentável tem um compromisso com o reaproveitamento de materiais, não com o veganismo, como você poderia curtir mais (um exemplo, tá, gente?).

Por isso, pra fazer este post, pesquisei marcas que se consideram sustentáveis e especifiquei bem quais seus compromissos na luta por uma moda mais responsável.

Então vista seu lado fashion victim (que não resiste a uma tendência) e dê um banho de consciência nele!

Marcas de roupas sustentáveis que vale a pena conhecer!

Boutique São Paulo

Vamos começar falando de reaproveitamento. A Boutique São Paulo reinventou o conceito de brechó, não só revendendo peças previamente descartadas, mas dando nova vida a elas. Os produtos de segunda mão são garimpados, revitalizados, higienizados e enviados com muito carinho.

Essas peças não necessariamente são eco-friendly, veganas, ou qualquer coisa do tipo. Então, por que são consideradas sustentáveis? Apenas porque, ao invés de irem parar no lixo após o descarte, vão para o guarda-roupa de alguém que poderá deixar de comprar uma peça recém-fabricada, freando a carreta desgovernada que a grande indústria da moda se tornou.

Parece um passo pequeno, mas sem dúvida é um passo na direção certa. Olha só o que eles dizem: “Para produzir 1kg de algodão, aproximadamente 25.000 litros de água são gastos. O processo de criação de um jeans, por exemplo, afeta o ambiente de maneira muito significativa, inclusive aumentando a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Prolongar a vida útil de uma peça é colaborar com a preservação de recursos que já foram extraídos da natureza.” Confira mais informações clicando aqui.

Isso torna justa a inclusão da Boutique São Paulo na lista de marcas de roupas sustentáveis para conhecer em São Paulo.

Honey Pie

A pegada da Honey Pie, marca de roupas femininas, é o slow fashion. Mas o que é isso? Basicamente, uma alternativa à produção em massa, que costuma ser pouco transparente (facilitando demais a exploração de mão de obra e matéria-prima). Afinal, como você vai saber se aquela brusinha linda distribuída por grandes marcas não foi feita com mão de obra infantil, escrava ou as duas coisas?

Na dúvida, procure por marcas como a Honey Pie. As peças são feitas com matéria-prima brasileira, para fortalecer o mercado nacional, além de concentrar todo o processo de produção das roupas dentro do ateliê, para acompanhar de perto as condições de trabalho.
Ada

Na Ada, também não existem coleções, apenas tiragens pequenas de roupas feitas com fibras naturais 100% feitas no Brasil. Além do slow fashion, a marca tem raízes veganas, então, se preocupa que sua matéria-prima respeite os Direitos dos Animais.

O nome da marca é inspirado em Ada Augusta Byron King, criadora do primeiro algoritmo para ser processado em uma máquina. Legal, né?

As peças têm design minimalista lindíssimo, o que as tornam atemporais (você não vai precisar jogar fora e comprar mais roupas, como acontece com peças “fora de moda”).
Nicole Bustamante – Vegan Goods

Falando em veganismo, se essa é seu ideal, você vai amar a marca Nicole Bustamante. As peças são feitas à mão com matéria-prima vegan friendly, se posicionando totalmente contra à moda descartável/fast fashion. Tanto que eles oferecem roupas de modelagem sem gênero, ou seja, você só precisa ser humano pra usar (mas, se quiser vestir no seu cachorro, acho que também não há restrições.)
A loja também tem dois endereços, ambos na Rua Augusta (além da loja on-line). Dá uma olhada clicando aqui. http://nicolebustamante.iluria.com/sobre-nos-pg-26c25

King55

A King produz manualmente peças masculinas e femininas, focadas na moda streetwear, com matéria-prima sustentável e ecológica. Eles fizeram um vídeo bem legal pra mostrar como as roupas são feitas:
KING55 – Produtos Customizados from King CinquentaeCinco on Vimeo.

A loja vende roupas, acessórios, calçados, tudo que há de bom e descolado. Siga o Instagram deles para conferir tudo que há por lá:
Além de vender on-line, a King55 tem uma loja em Pinheiros e uma na Vila Madalena. Clique aqui para ver os endereços e decidir qual vai visitar!

Cofi Wear

Na onda da moda unissex, a Cofi foi o maior achado de todos os achados que achei nos últimos tempos (ta-dã). Só de olhar a foto, você já percebe DE CARA quanto essas calças 100% algodão são confortáveis, bonitas, práticas e modernas:

Tá, mas o negócio aqui é sustentabilidade, onde isso entra na Cofi? Já dei a dica: 100% algodão. Eles não usam nenhuma matéria-prima de origem animal, tanto que até os zíperes foram trocados por elásticos de algodão (o que é ótimo, porque serve perfeita e confortavelmente em qualquer um).

Pra complementar a produção vegana, ela tem uma pegada artesanal, feita por uma equipe de costureiras com uma remuneração que a Cofi tem orgulho em chamar de justa. Bacana, né? Dá uma olhada aqui no site para saber mais. https://cofiwear.com/sobre/

Eles vendem on-line, entre lá no site e se divirta escolhendo sua calça Cofi!