sábado, 31 de janeiro de 2015

Projetos ecológicos capacitam mais de 1,1 mil pessoas

alt
Fonte/foto: Ascom governo do estado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, 1.173 alunos dos cursos de capacitação profissional dos projetos socioambientais Fábrica Verde, EcoModa, EcoBuffet, Comunidades Verde e TV Verde.
Realizadas pela Secretaria do Ambiente, as iniciativas beneficiam moradores de diversas comunidades. O governador Luiz Fernando Pezão participou da formatura, que aconteceu no Teatro João Caetano, no Centro do Rio.

– Esses projetos são extraordinários porque geram emprego e renda dentro das comunidades. Vamos dar continuidade a essas iniciativas, que promovem capacitação profissional e educação ambiental, orientado os alunos a reaproveitarem materiais – disse o governador.

Segundo o secretário do Ambiente, André Corrêa, as ações serão ampliadas este ano para estimular a conscientização e a adoção de medidas sustentáveis.

– São iniciativas que geram desenvolvimento nestas áreas e ajudam no processo de conscientização sobre a importância de medidas sustentáveis para proteger o meio ambiente – afirmou o secretário.
O evento contou com a apresentação da orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, desfile de moda com roupas produzidas por formandos do EcoModa, além de sorteio de computadores montados a partir de lixo eletrônico por integrantes do Fábrica Verde.

Profissionalização e conscientização ambiental 

O EcoBuffet, que ensina técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, formou 353 estudantes. Durante o curso, aprenderam a reduzir o desperdício, além de disseminar o conceito de gastronomia sustentável. O projeto possui núcleos em 13 áreas, incluindo comunidades com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) como Chacrinha, na Tijuca, Jacarezinho e Complexo da Penha.

– Em casa, aplico todas as técnicas de reaproveitamento que aprendi no EcoBuffet e faço sucos e sobremesas saudáveis e gostosas para toda a minha família. O projeto me inspirou a continuar estudando e me especializando na área: pretendo fazer cursos de gastronomia e, no futuro, uma faculdade de nutrição – afirmou a formanda Suelen dos Santos, 23 anos, moradora do Jacarezinho.

O projeto Fábrica Verde capacitou 430 jovens e adultos nas áreas de manutenção e suporte técnico de serviços de informática, a partir de lixo eletrônico. A iniciativa oferece cursos em 14 comunidades, como Chacrinha, Rocinha, Vidigal e Vila Kennedy.

Presente em 12 comunidades – entre elas os complexos do Alemão e da Maré – o EcoModa formou 333 alunos em moda sustentável, por meio do reaproveitamento de roupas descartadas, retalhos de tecidos e diversos tipos de materiais recicláveis.

Moradora do bairro Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, Dayse Oliveira, de 52 anos, foi uma das beneficiadas pelo projeto EcoModa oferecido na Escola de Samba Portela, em Madureira. A formanda, que já trabalha na área de confecção de roupas, disse que a ação aprimorou sua qualificação e ajudou a abrir novos horizontes profissionais.

– O projeto não ensina apenas a fazer moldes e a costurar. Tive aulas de confecção de acessórios, bijuterias e adereços, e isso, já está gerando novas oportunidades de trabalho para mim. Comecei até a produzir alguns acessórios para a Portela, e espero poder trabalhar no Carnaval – disse Dayse.

A TV Verde, voltada para a capacitação técnica em audiovisuais, qualificou 32 alunos do Complexo do Alemão. Já o projeto Comunidades Verdes formou 25 pessoas em técnicas de jardinagem com ênfase no reflorestamento, no plantio de mudas e na implantação de hortos comunitários.

Com 18 anos, Gabrieli Leonardo Dias se formou no curso do TV Verde e pretende seguir carreira no mercado audiovisual.

– Sempre me interessei pela área e foi ótimo ter tido a oportunidade de fazer esse curso, que me ensinou muitas técnicas profissionais importantes. Agora, pretendo fazer uma graduação em Cinema, para continuar atuando no mercado. Esse tipo de projeto é muito importante porque oferece chance para muitos jovens de comunidades, que não teria

Nenhum comentário: